.: Equipe da Secretaria de Saúde visita instalações da FOP/Unicamp

Autor: Texto e Fotos: Felipe Poleti/CCS

O secretário de Saúde, Filemon Silvano, e equipe de especialistas da Rede, visitaram a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), vinculada à Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), para conhecer as atividades desenvolvidas e conversar sobre os convênios que a Secretaria mantém com a faculdade e que foram recentemente renovados.

Participaram da visita o subsecretário, Augusto Muzilli Jr., a coordenadora de Saúde Bucal da Prefeitura Fernanda Maria Rovai Bado e a apoiadora da coordenação de Saúde Bucal Cátia Ortiz Scarpari, que foram recepcionados por Francisco Haiter Neto, diretor da FOP/Unicamp, e pelos professores Marcelo de Castro Meneghim, Luciane Miranda Guerra e Antônio Carlos Pereira, do curso de mestrado profissional em Gestão e Saúde Coletiva da FOP/Unicamp.

Diretor da FOP mostra salas que estão sendo adequadas devido a pandemia a Augusto Muzilli Jr e Filemon Silvano

Durante a manhã, os representantes da Saúde conheceram todo o prédio da universidade, incluindo as clínicas de graduação e pós-graduação que passam por reformas para adequação decorrente da pandemia da Covid-19; visitaram laboratórios e salas de aula, além do Cepae (Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Crianças com Necessidades Especiais), onde foram recebidos pela professora Rosana de Fátima Possobon.

“Ficamos felizes com a visita e de saber que a Prefeitura está de portas abertas para o diálogo e discussão de melhorias na área de educação com apoio da rede pública de saúde. Esperamos em breve poder fazer novas parcerias”, Haiter Neto.

Os dois convênios que a Prefeitura mantém com a faculdade são importantes para o desenvolvimento dos estudantes e profissionais de saúde, como reforça o secretário de Saúde, Filemon Silvano. “Uma das parcerias é com o curso de mestrado de Gestão em Saúde, na qual dez mestrandos dentistas da FOP e uma equipe multidisciplinar, com psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta, que atuam em unidades de saúde da família na cidade”, lembra.

Representantes da Secretaria de Saúde junto a membros da direção da FOP/Unicamp

A outra parceria é com o CEO 2 (Centro de Especialidades Odontológicas) que funciona dentro do Prédio Central da FOP; neste serviço, os dentistas especialistas atendem a população encaminhada pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para tratamentos especializados tais como Endodontia (tratamento de canal), Periodontia (tratamento da gengiva), Pediatria e cirurgias complexas.

“A parceria entre a FOP/Unicamp e a Secretaria de Saúde, em especial, a Saúde Bucal, é valiosa, pois, além de proporcionar atendimento de excelência a nossa população, apoia no aprimoramento técnico-científico dos nossos cirurgiões-dentistas da rede pública”, afirma a coordenadora de Saúde Bucal da Prefeitura, Fernanda Bado.

Fonte: Prefeitura Municipal de Piracicaba.

Leia mais notícias em Defesa – Agência de Notícias.