Enem 2021 tem mais de 4 milhões de pessoas inscritas

Ao todo, 4.004.764 pessoas estão inscritas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. O número corresponde às inscrições para as duas versões do exame, impressa e digital. A confirmação do total de participantes, no entanto, ocorrerá, em definitivo, somente após o processamento do pagamento das taxas de inscrição. A Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), no valor de R$ 85, poderá ser paga pelos não isentos até a próxima segunda-feira, 19 de julho. 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerrou o período de inscrições às 23h59 da última quarta-feira, 14 de julho. Foram registrados 3.903.664 inscritos para a versão impressa. Já a versão digital teve as 101.100 vagas ofertadas preenchidas. As duas modalidades de prova serão aplicadas nas mesmas datas. O Enem 2021 será realizado em 21 e 28 de novembro.

O Enem Digital será exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo essa etapa em 2021. Assim, os participantes que desejam fazer o exame para fins de autoavaliação — os chamados “treineiros” — puderam optar pela versão impressa. Como preveem os editais, os interessados tiveram de indicar a unidade da Federação e o município onde desejam realizar as provas. 

Acesso – Para acompanhar a situação da inscrição na Página do Participante, é necessário fazer o acesso com o login único dos portais gov.br. Na mesma página, os inscritos podem acompanhar o andamento das solicitações feitas, bem como entrar com possíveis recursos. Caso o participante não lembre a senha, é possível recuperá-la acessando o sistema do Governo Federal e informando o número do CPF, seguido das instruções que forem apresentadas. 

Aplicação – As duas modalidades do Enem 2021, impressa e digital, serão aplicadas nos mesmos dias, 21 e 28 de novembro. Ambas as versões terão as mesmas provas, com itens iguais e mesmo tema de redação.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Confira as próximas datas do exame:

Pagamento da taxa de inscrição

30/6 a 19/7/2021

Atendimento especializado

Resultado

23/7/2021

Recurso

23 a 30/7/2021

Resultado do recurso

4/8/2021

Tratamento pelo nome social

Solicitação

19 a 23/7/2021

Resultado

30/7/2021

Recurso

2 a 6/8/2021

Resultado do recurso

11/8/2021

Aplicação

21 e 28/11/2021

Confira o edital do Enem 2021 impresso 

Confira o edital do Enem 2021 impresso em Libras 

Confira o edital do Enem 2021 digital 

Confira o edital do Enem 2021 digital em Libras 

Acesse a Página do Participante 

Saiba mais sobre o Enem

 

Assessoria de Comunicação Social do Inep



Fonte: INEP.

Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.