Diretor-Geral de Navegação profere Aula Inaugural da Turma 2021 do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da Marinha

 

O Almirante Campos abordou o tema “Atividades Marítimas & Mentalidade Marítima”

 

O Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos, proferiu de forma virtual, no dia 13 de abril, a Aula Inaugural para a Turma de 2021 do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM) da Escola de Guerra Naval, com o tema “Atividades Marítimas & Mentalidade Marítima”.

 

Na ocasião, o Almirante Campos destacou a importância dos assuntos marítimos para a sociedade brasileira, especialmente a Amazônia Azul, com repercussões em diferentes setores, como na economia do mar, comércio, transporte, pesca e na exploração de hidrocarbonetos. Discorreu, também, sobre os aspectos tecnológicos na real associação entre os sistemas e-navigation e SisGAAz (Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul); a importância cada vez maior dos cabos submarinos, que possibilitam quase a totalidade das comunicações globais digitais; as três submissões brasileiras à Organização das Nações Unidas que visam à extensão da plataforma continental, especialmente na região da Elevação do Rio Grande; e ainda ressaltou a sempre presente percepção das ameaças em toda a região marítima do Atlântico Sul.

 

Abordou, ainda, o trabalho intergovernamental para uma nova Política Marítima Nacional a ser praticada ao longo da Década dos Oceanos da ONU (2021-2030), constituindo-se mais uma contribuição ativa da Marinha nos cuidados com o meio ambiente marinho. Para assegurar a condução de todas essas atividades, o diretor ressaltou o importante papel da Autoridade Marítima brasileira, função exercida pelo Comandante da Marinha, com o auxílio de todos os tripulantes da Força.

 

O PPGEM da Marinha do Brasil oferece cursos de Mestrado e, desde 2019, de Doutorado Profissional, a civis e militares, com foco em Defesa, Governança e Segurança Marítimas.

 

Fonte: Marinha do Brasil