Dicas e truques para ganhar dinheiro com o Youtube

Saiba como se tornar um influencer de sucesso e faça uma renda extra com o uso da plataforma.

Parece fácil, mas não é. Produzir vídeos para o Youtube e ser um dos melhores canais entre tantos, parece até ser uma tarefa simples, mas é algo que requer muita dedicação e esforço do criador de conteúdo e que se feito da melhor forma, pode render uma boa renda extra.

A maioria dos influenciadores hoje em dia, começam suas carreiras em redes sociais gratuitas, assim como o Youtube, que embora tenha um sistema de monetização ativo, necessita de um bom público para que as visualizações rendam dinheiro.

Quanto ganha um youtuber?

como ganhar dinheiro com o Youtube

Para se ter uma noção quase que semelhante a realidade, vamos usar como exemplo, um canal de dicas de moda que possui cerca de 960 mil seguidores e inscritos. Suas postagens ocorrem só uma vez por semana e a cada projeto publicado, rende 100 mil visualizações em média, chegando a alguns números mais expressivos, como um milhão.

Mesmo com tanto potencial, este canal poderá não estar aproveitando toda essa fama e consequentemente, precisa muito dos ganhos que são oferecidos pelo Youtube.

Os youtubers ganham em dólares e os seus ganhos são baseados na regra de CPM (o custo por clique), que pode chegar a valer de 0,25 a 4,50 dólares para cada 1000 views. Cerca de R$1 a R$19, no Brasil.

Como ganhar dinheiro com o Youtube?

Uma das formas mais habituais de ganhar uma renda extra com a rede social, é através da monetização de anúncios. Neste caso, a plataforma costuma pagar o usuário, a cada 1000 views.

Esses views só são contabilizados pela plataforma se o anúncio for visualizado por pelo menos trinta segundos. Ou seja, essa forma de ganhar dinheiro com o Youtube é muito difícil e é preciso ter um público muito grande para que as visualizações passem a ter algum valor.

Como começar a monetizar

como ganhar dinheiro com o Youtube

Caso o usuário queira mesmo tentar a sorte para ganhar dinheiro com o Youtube, ele precisará prestar atenção em algumas regras referentes as novas diretrizes de monetização da plataforma.

Antes de obter algum ganho, será preciso trabalhar muito para produzir um conteúdo de qualidade para o telespectador.

Antigamente, qualquer pessoa podia publicar qualquer tipo de vídeo na plataforma, que já começava a ganhar dinheiro em cima da monetização. Mas hoje em dia, essa facilidade acabou e desde 2017, o Youtube passou a implementar novas regras para que um canal possa ser monetizado e esses critérios atualmente são bem mais rigorosos.

Para que um canal comece a ter os seus vídeos monetizados no Youtube, ele precisa, primeiramente, ter mais de 1000 inscritos, pelo menos 4000 horas de visualizações realizadas no último ano e produzir conteúdo de acordo com tudo o que é exigido pela plataforma. E além disso tudo, é preciso apresentar um desempenho muito bom referente ao engajamento do conteúdo.

Mesmo sendo uma missão aparentemente impossível, ganhar dinheiro no Youtube é uma das formas mais utilizadas pelos influenciadores digitais atualmente. Mas para se dar bem na plataforma, é preciso muita dedicação e perseverança.

Por Alan Carvalho.

Leia mais dicas de como ganhar dinheiro na categoria Finanças.