Dia Mundial da Limpeza de Rios e praias terá mutirão e presença de campeã olímpica em Santos

Neste sábado (18), das 9h às 13h, diversas entidades se reúnem em frente ao Aquário Municipal para celebrar o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. O objetivo do evento é chamar a atenção para a poluição marinha e sensibilizar o público com ações de educação ambiental. Atualmente, 80% dos resíduos que chegam ao mar têm como origem fontes terrestres.

Neste ano, o evento terá a participação da campeã olímpica Ana Marcela Cunha. Às 11h, ela fará a travessia Guarujá-Santos. No percurso, de cerca de sete quilômetros, ela será acompanhada pelas canoístas do grupo Keala Vaa. Ela receberá homenagens em Santos.

MUTIRÃO

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias também será marcado por um mutirão de limpeza em costões rochosos, sob responsabilidade do Santos Lixo Zero e do Instituto Gremar, e na faixa de areia, sob a coordenação do Instituto Mar Azul.

O ponto de encontro para o mutirão na faixa de areia será no canal 4, a partir das 8h. Já no costão rochoso, a concentração será em frente ao Aquário, na Ponta da Praia, a partir das 9h.

No evento, também será comemorado o Dia Mundial da Raia-Manta, a maior raia dos oceanos, que pode alcançar oito metros de envergadura e pesar até duas toneladas. A espécie é considerada sob ameaça de extinção.

O evento é organizado pelo Instituto Mantas do Brasil, Gremar, Instituto Mar Azul, Santos Lixo Zero e Projeto Albatroz, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), e seguirá os protocolos sanitários em vigor, com uso de máscara, álcool em gel e distanciamento entre os participantes.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santos.

Leia mais notícias no Portal Defesa.