Dia da Árvore é comemorado com conscientização ambiental e plantio de mudas na Rebio Duas Bocas

O Dia da Árvore, celebrado nesta terça-feira (21), foi comemorado na Reserva Biológica (Rebio) Duas Bocas, em Cariacica, com uma ação de sensibilização e conscientização ambiental dos moradores do entorno e de usuários das estradas de acesso à Unidade de Conservação (UC). Houve também, o plantio simbólico de mudas de árvores na área da Rebio. 

“É uma alegria estar aqui no Dia da Árvore, em um ambiente tão bonito e envolvido com tantos parceiros. É uma diretriz do Governo tornar as UCs mais sustentáveis e, para isso, precisamos abri-las para os atores envolvidos e as comunidades ao redor, para que as conheçam, entendam a importância delas e nos ajudem a protege-las”, destacou o diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Alaimar Fiuza. 

Alaimar lembrou ainda da importância das árvores em todo o processo de proteção e preservação do meio ambiente. “Celebrar o Dia da Árvore com essa ação aqui é muito bom, mas é também um momento de reflexão. Muitas vezes só percebemos a importância da natureza quando nos falta. Por exemplo: estamos em um momento de escassez hídrica e as árvores nos ajudam a ter água. Por isso, é preciso educar e conscientizar as pessoas cada vez mais”, disse. 

A ação foi realizada pelos servidores do Iema e contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental, da Vale e da Prefeitura Municipal de Cariacica. “Agradecemos essa parceria, que nos permite desenvolver ainda mais ações em prol da proteção não só da Rebio, mas de sua zona de amortecimento e Área de Proteção Ambiental (Apa) do Moxuara”, destacou o gestor de Duas Bocas, Fabiano Novelli. 

Também foi feita a retirada de lixo na APA do Moxuara, que é parte da Zona de Amortecimento da Rebio. “Contamos com um apoio muito grande da Prefeitura, com máquinas e servidores, para a retirada de lixo de área de floresta, em locais de descarte inadequado. E pedimos às pessoas que não façam mais isso, em um trabalho de educação ambiental, para que todos ajudem a cuidar da região”, afirmou.

  

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
[email protected]/ [email protected]
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES



Fonte: Governo do Estado do Espírito Santo