Curso superior de tecnologia é tema da Quintas da EPT

A educação profissional e tecnológica (EPT) possui uma série de especificidades que vão desde a sua concepção e implementação até a avaliação. Nesse contexto, a próxima live Quintas da EPT discutirá a avaliação dos efeitos do ensino a distância nos cursos superiores de tecnologia e a análise da oferta, a partir de sua concepção. A transmissão do debate ocorrerá na próxima quinta-feira, 10 de junho, a partir das 10h (horário de Brasília), no canal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no YouTube.

Durante o encontro, serão apresentados dois estudos: “Avaliação dos efeitos do ensino a distância nos cursos superiores de tecnologia: um estudo de caso focado em salários de graduados” e “Cursos superiores de tecnologia: avaliação da oferta a partir de sua concepção”. Os estudos serão apresentados pelos autores André Campos, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e Roberto Di Benedetto, da Universidade Positivo.

O primeiro artigo busca contribuir para uma adequada compreensão sobre a importância da EPT para o sistema educacional brasileiro, com a apresentação de um procedimento que pode ser adotado para a avaliação dos cursos superiores de tecnologia. O objetivo é verificar se a modalidade a distância gera efeitos sobre o aproveitamento dos alunos dos cursos superiores de tecnologia, mediante a análise da inserção deles no mercado de trabalho, especialmente por meio da observação dos seus salários.

Já o segundo estudo tem o objetivo de analisar o desenvolvimento dos cursos superiores de tecnologia no Brasil, comparando o que foi desenhado na política pública (diretrizes curriculares e catálogos nacionais) com o que efetivamente é ofertado por instituições públicas, privadas e pela rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. Os autores também discutem a importância da revisão do sistema de avaliação desses cursos superiores.

Quintas da EPT – O projeto “Quintas da EPT – Seminários Técnicos em Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica” é uma série de lives que discute 16 estudos presentes no livro “Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção”. O debate é conduzido pela Diretoria de Estudos Educacionais do Inep e ocorre todas as quintas-feiras, às 10h (horário de Brasília), no canal do Instituto no YouTube. Nas transmissões são discutidos referenciais teórico-metodológicos sobre a avaliação da educação profissional, com o intuito de construir diálogos e propostas voltados para o tema.

Serviço:

Quintas da EPT – Seminários Técnicos em Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica

Quando: Quinta-feira, 10 de junho, a partir das 10h (horário de Brasília)

Onde: Canal do Inep no YouTube

Confira a publicação

 

Assessoria de Comunicação Social do Inep



Fonte: INEP.

Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.