Curiosidades sobre o mapa Rio do Counter-Strike 1.6


Saiba quais são as referências e as maiores polêmicas que causaram a interdição do jogo no Brasil.

No ano 2000, uma versão do jogo Counter-Strike fez muito sucesso no Brasil, era o CS 1.6 da Valve. No game, era possível criar mapas espalhados por uma comunidade, uma plataforma cheia de mods, que faziam referências a detalhes culturais e que muitas vezes eram inusitados.

Um dos mapas que fez mais sucesso na época foi o cs_rio, que foi feito em 2001 pelos criadores Joca Prado e Roger Sodré, que criaram uma comunidade a partir da ideia de uma favela do Rio de Janeiro.

No ano de 2007, o jogo foi proibido no Brasil por causa do mapa cs_rio, que acabou chamando a atenção das autoridades brasileiras. Segundo o que foi relatado, o game incitava a violência ao reproduzir as guerras entre policiais e bandidos.

mapa Rio do Counter-Strike 1.6

A Semente

Uma das curiosidades do mapa Rio do Counter-Strike 1.6, era um dos trechos do mapa onde tocava a música “A Semente” do cantor Bezerra da Silva. O som surgia ao fundo quando um personagem entrava em um bar.

Muito polêmica, a música relata um momento de apreensão de drogas, em meio as letras discretas de duplo sentido. A canção foi criada pelo próprio cantor, que dedicou sua vida a escrever melodias que relembrem o tempo em que ele viveu na favela.

O proibidão

mapa Rio do Counter-Strike 1.6

Além do samba, o funk também é outro tipo de música que se ouvia pelos cantos da favela do mapa cs_rio, com letras recheadas de gírias cariocas e bastante explícitas. As canções tinham sons de tiros ao fundo, letras que faziam referência aos conflitos entre as facções e mencionava uma famosa organização criminosa do Rio, o Comando Vermelho.

Cena de novela

Em outros trechos do mapa Rio do Counter-Strike 1.6, dava para ouvir também o som de uma cena da novela Laços de Família, que passava na Rede Globo no ano 2000.

mapa Rio do Counter-Strike 1.6

A trama escrita por Manoel Carlos, era vivenciada no Rio de Janeiro e a cena que passava no trecho do jogo, era a que Helena contava para Camila, sua filha, que tinha engravidado para salvar a sua vida. As personagens eram vividas pelas atrizes, Vera Fischer e Carolina Dieckman.

O campo de várzea

O tradicional campinho de várzea, era um dos atrativos do mapa cs_rio, onde os jogadores podiam praticar chutes ao gol e relembrar os campos de futebol amador, que são tradicionalmente praticados em terreno de terra batida no Brasil.

mapa Rio do Counter-Strike 1.6

Com lances de chutes ao gol, o jogador podia ali, praticar alguns pontos, com direito a placar e muita diversão.

Outras curiosidades

Muitos não sabem, mas mesmo com o mapa Rio do Counter-Strike 1.6 disponível gratuitamente na internet, muita gente chegou a comprar o jogo em camelôs na época. a versão do game era gravada em CDs pirata e foi comercializada no ano 2000.

Outra curiosidade também, é que o nome “Mapa Rio” não seria esse, pois a criação de Joca Prado e Roger José, inicialmente iria se chamar “Favela”. Mas após a adição de várias referências como cenários, morros e músicas do Rio de Janeiro, os criadores resolveram mudar de ideia.

Por Alan Carvalho.

Veja outras dicas de games na categoria Games.