Principais curiosidades sobre GTA 4

GTA IV - Foto: Reprodução/GTA 4
GTA IV - Foto: Reprodução/GTA 4

O jogo da Rockstar que já tem 12 anos, foi criado em 2008 e foi recorde de vendas desde o primeiro dia em que foi lançado.

No mês de abril, o jogo GTA 4 completou 12 anos de existência. O game simulador da vida real, foi um dos maiores recordistas de vendas, desde o seu lançamento que foi no ano de 2008.

Para comemorar esses longos anos de existência, resolvemos separar aqui, algumas das principais curiosidades sobre o jogo. confira quais são:

O jogo foi inspirado em alguns filmes

Segundo o que consta, GTA 4 foi inspirado em alguns filmes de máfia russos. Sendo que os principais foram “Brother” e “Brother 2”, que foram lançados em 1997 e 2000.

GTA IV – Foto: Reprodução/GTA IV

Um dos detalhes que mais evidenciam essa influência cinematográfica no jogo, é a aparência de Niko Bellic, que tem como base o personagem icônico “Sasha”, de Atrás das Linhas inimigas. Filme de 2001.

Foi homenageado pela Marvel

Uma das curiosidades mais interessantes também sobre o jogo, é que, quando o jogo Marvel’s Spider-Man para Play Station 4 foi lançado, em uma das missões do super herói, ele precisa rastrear um personagem que vem do Leste e que se chama Niko. Fazendo assim, uma homenagem ao protagonista do GTA 4.

Além disso, em outra ocasião, a missão é dada por uma mulher chamada Carmen, que também faz parte do GTA 4.

Foi recorde de vendas

Desde as primeiras 24 após o lançamento do jogo, GTA 4 conseguiu vender mais de 3 milhões de exemplares que deixaram a receita do game mais rechonchuda.

Depois de uma semana, o jogo já tinha vendido mais de 6 milhões de cópias e já havia arrecadado cerca de US$ 500 milhões. E até o ano de 2013, 25 milhões de exemplares já haviam sido comercializados.

Foi o pioneiro em ragdoll

Outra curiosidade sobre GTA 4 é que o jogo foi um dos primeiros a testar a física ragdoll nas animações. O recurso melhora consideravelmente o realismo nos movimentos dos personagens e em explosões, que por sinal, são muitas.

GTA IV – Foto: Reprodução/GTA IV

Teve uma das maiores equipes de produção

Cerca de 150 pessoas chegaram a trabalhar para criar o jogo, que começou a ser produzido no ano de 2004. O início dessa criação, foi logo após o lançamento da versão San Andreas de GTA.

Na ocasião, quem liderou a equipe, foram os profissionais veteranos, que eram mais experientes e que já haviam feito parte do time que criou o GTA 3.

Tinha problemas na versão para PC

Uma das curiosidades sobre GTA 4 que muita gente não sabe, é que quando ele foi lançado para computadores, logo após ter chegado em consoles, o game teve um problema técnico grave, que só foi descoberto depois de um certo tempo.

No caso, as placas de vídeo que tinham 2GB ou mais, não eram reconhecidas pelo sistema e isso fazia com que essa memória fosse diminuída e ficasse com apenas 1GB. O defeito só veio a ser resolvido em 2016, no mês de novembro.

GTA IV – Foto: Reprodução/GTA4

Recebeu muitos prêmios

Perdendo apenas para o jogo Fallout, o jogo GTA 4 ganhou cerca de 39 premiações como um dos melhores games do ano, segundo o blog Game of The Year Picks. 25 desses prêmios foram dados pela crítica e 14 por leitores.

Créditos: Defesa – Agência de Notícias.