Cras Pedrinhas discute estratégias de enfrentamento ao trabalho infantil

Enfrentar os desafios do trabalho infantil pós pandemia é a missão do Cras Pedrinhas

Com objetivo de buscar soluções coletivas para o enfrentamento ao trabalho infantil presente em seu território, o Centro de Referência de Assistência Socias (Cras) Pedrinhas realizou, na manhã desta sexta-feira (22), no Centro de Convivência do Idoso (CCI), uma reunião com representantes do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Serviço de Abordagem Social, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e Pastoral do Menor Nossa Senhora das Graças.

Segundo a gerente do Cras, Lais Pinheiro, a situação do trabalho infantil naquela região tem preocupado e foi agravada devido à pandemia da Covid-19. “Foi um momento de apresentar as nossas dificuldades e desafios. Sabemos que com as escolas e serviços de convivência e fortalecimento de vínculos fechados, muitas crianças foram expostas ao trabalho e, agora, com o retorno das aulas, precisamos fazer uma força tarefa para que elas voltem para sala de aula e abandonem o trabalho”, explicou Laís.

Para Monalisa o Busca Ativa é uma ferramenta potente para o enfrentamento ao Trabalho Infantil

Para a articuladora do Peti, Monalisa Cirino, o momento de retorno as aulas é muito importante e conta com a ferramenta do programa Busca Ativa que permite uma articulação direta para que as crianças matriculadas que ainda não estejam nas escolas, sejam identificadas e encaminhadas para sala de aula com o apoio de toda rede de proteção, que inclui Saúde, Educação, Assistência Social e organizações da sociedade civil. “A gente tem a expectativa do retorno em breve das atividades dos serviços de convivência dos Cras. Agora, estamos numa fase de transição para o retorno das atividades presenciais nos Cras e Creas, então, uma das nossas estratégias será a realização de formação especifica para os trabalhadores da Proteção Social Básica”, ressaltou Monalisa.

Os participantes se comprometeram a cumprir o que foi pactuado, como a realização de mais três encontros intersetoriais para intensificar o alcance do objetivo do projeto que é o fim do trabalho infantil no território do Pedrinhas.



Fonte: Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

Leia mais notícias em Defesa – Agência de Notícias.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário