Covid-19: Secretaria de Saúde realiza teste rápido nos servidores

Em mais uma etapa do combate ao Coronavírus em Itatiaia, durante esta semana, os servidores municipais, que atuam no prédio da Prefeitura, serão submetidos a um teste rápido de Covid-19. A medida teve início na tarde desta segunda-feira, dia 7, e visa fazer um mapeamento entre os servidores que estão atuando presencialmente no local. A ação tem como objetivo, ainda, identificar o índice de contaminação do vírus em pessoas que sejam assintomáticas, ou seja, que contraíram a doença, não apresentaram sintomas, mas, mesmo assim, podem infectar outras pessoas.
 
A testagem realizada foi através de testes rápidos. O método utilizado consiste em coletar uma amostra de sangue do paciente para detectar a presença de dois tipos de anticorpos: o IgM e o IgG. O primeiro é considerado um marcador para a fase aguda da doença e começa a ser produzido entre cinco e sete dias após a infecção pelo vírus. Já o segundo é um anticorpo mais específico que permanece circulando mesmo após o fim da fase aguda, indicando que a pessoa está teoricamente protegida de futuras infecções.
 
De acordo com o secretário de Saúde de Itatiaia, Dr. Raphael Figueiredo Pereira, o objetivo é também da população que busca atendimento na Prefeitura.
 
– Queremos rastrear possíveis casos e pessoas assintomáticas. É muito importante identificar esses casos para mapearmos melhor a pandemia no município, realizar a quarentena domiciliar dos infectados para conter a propagação do vírus e, quando preciso, fazer o tratamento adequado para que o paciente se recupere o mais rápido possível – relatou Dr. Raphael Figueiredo Pereira

Fonte: Prefeitura Municipal da Itatiaia.

Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.