Covid-19: Aracaju vacinou 7.031 pessoas nesta terça-feira, 14

Saúde

14/09/2021 20h00

A capital sergipana segue avançando na vacinação contra a covid-19 e, nesta terça-feira, 14, atingiu a marca de 462.891 pessoas vacinadas, o que corresponde a 81,22% da população geral. A campanha, realizada pela Prefeitura de Aracaju e coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), atualmente está vacinando adolescentes com comorbidades de 12 a 17 anos, sem comorbidades com 17 anos, gestantes, puérperas e lactantes, além de aplicar a segunda e terceira doses de acordo com os intervalos necessários para cada ciclo. 

No balanço do dia, 1.048 pessoas receberam a primeira dose, 5.809 foram vacinadas com a segunda e outras 174 pessoas idosas receberam a dose de reforço, que está sendo administrada para quem recebeu a D2 até 31 de março. 

Preocupada com a proteção de toda a família, Cristiane Sotero, tia da adolescente Thaislayne Sotero, 17 anos, acompanhou a jovem no dia da sua primeira dose. 

“Essa vacina representa saúde. Todos lá em casa se vacinaram, eu estive doente e vou poder me vacinar agora nessa repescagem, e considero importante, porque ela vai fazer com que nós possamos retomar nossa rotina com mais segurança”, considerou Cristiane. 

A jovem Tayssa Chagas, 17 anos, estava feliz por ter chegado a sua vez de se vacinar. “Estava esperando muito porque temos vivido muita coisa nessa pandemia, mas graças a Deus tudo foi bem planejado para que essa vacina chegasse até nós. Todos devem se vacinar, porque é super importante”, disse. 

Primeira dose

Os adolescentes com 17 anos têm até a próxima sexta-feira, 17, para receber sua primeira dose, que está nos seguintes pontos fixos, das 8h às 16h: UBS Santa Terezinha (Robalo); Shopping Riomar (Coroa do Meio); Aracaju Parque Shopping (Bairro Industrial); Universidade Tiradentes (Farolândia); Uninassau (avenida Augusto Franco); Igreja Universal do Reino de Deus (próximo ao viaduto do DIA); e Estação Cidadania (Bugio).

Além destes pontos, a vacina também está disponível no drive-thru do Parque da Sementeira, das 8h às 17h, mediante código de validação cadastral. Para os pontos fixos, basta apresentar comprovante de identificação com foto e comprovante de residência no nome da pessoa ou em nome dos pais.

Repescagem

Já a população acima de 18 anos que ainda não recebeu a primeira dose também tem acesso ao serviço, mas exclusivamente no ponto montado no Auditório Antônio Vieira Neto, bairro Siqueira Campos, das 8h às 16h. Não é necessário se cadastrar, bastando apenas levar documento de identificação com foto e CPF e comprovante de residência de Aracaju em nome da pessoa a ser vacinada. 

Segunda dose

Atento ao calendário de vacinação, o senhor Aureo Freitas, 48 anos, já garantiu sua D2 da Pfizer. “As duas doses completam o esquema vacinal e contribuem para a manutenção da vida, das famílias, o bem estar de todos nós. A imunização é importante por isso, por nos ajudar a dar continuidade ao ciclo de nossas vidas, mantendo os cuidados necessários, como o uso da máscara que é tão essencial”, salientou. 

Está apto a receber a segunda dose de Pfizer quem está com data prevista para até 18 de setembro. São pontos de vacinação desse imunizante: drive-thrus do Parque da Sementeira e do 28º Batalhão de Caçadores (das 8h às 17h); Estação Cidadania (Bugio); Igreja Universal (Terminal Dia); Uninassau (Av. Rio de Janeiro); Unit (Farolândia); e UBS santa Terezinha (Robalo), das 8h às 16h. Para ser vacinado, basta levar o cartão de vacina comprovando que tomou a primeira dose, um documento com foto e CPF e um comprovante de residência de Aracaju em nome da pessoa que vai se vacinar.

Quem precisa receber a segunda dose da AstraZeneca até 22 de setembro, já pode procurar um dos pontos de vacinação: Externato São Francisco (Suíssa), Igreja Universal (Terminal Dia), Unit (Farolândia), e UBSs Roberto Paixão (17 de março), Cândida Alves (Santo Antônio), Marx de Carvalho (Ponto Novo), Augusto Franco (Farolândia), das 8h às 16h; e os drive-thrus do Parque da Sementeira e do 28º Batalhão de Caçadores, que funcionam das 8h às 17h.

Já a segunda dose de CoronaVac segue sendo ofertada no Auditório Antônio Vieira Neto, bairro Siqueira Campos, das 8h às 16h. Mesmo local de primeira dose das gestantes, puérperas e lactantes (com código).



Fonte: Prefeitura de Aracajú.

Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.