Coreia do Sul afirma ter capacidade e ‘postura’ para interceptar mísseis da Coreia do Norte

Nesta quinta-feira (1º), o Ministério da Defesa da Coreia do Sul informou que o país pode interceptar mísseis balísticos de curto alcance norte-coreanos, de acordo com a agência Yonhap.

“A Coreia do Sul tem capacidade e postura para interromper completamente os mísseis de curto alcance da Coreia do Norte, inclusive os balísticos, com o Sistema de Defesa Antimíssil Coreia do Sul-EUA”, disse o porta-voz do ministério, Boo Seung-chan.

Em 25 de março, a Coreia do Norte lançou dois mísseis balísticos de curto alcance no mar do Japão (também conhecido como mar do Leste). Esse foi o primeiro lançamento de mísseis balísticos por Pyongyang desde março de 2020.

Algumas horas após os testes, os chefes sul-coreanos do Estado-Maior Conjunto (JCS, na sigla em inglês), disseram que os mísseis voaram cerca de 450 quilômetros, no entanto, a mídia estatal norte-coreana relatou no dia seguinte que os mísseis “atingiram com precisão o alvo definido nas águas a 600 quilômetros da costa leste”.

Respondendo ao pedido de comentários sobre a diferença entre o alcance de mísseis, os chefes do JCS afirmaram que estão analisando cuidadosamente o ocorrido, se pautando em informações obtidas de várias fontes.

Fonte: Sputnik News