Controle da sigatoka negra da bananeira é tema do Prosa Rural desta semana

O Prosa Rural desta semana ensina como fazer o controle da Sigatoka Negra na bananeira, prática essencial para quem pretende investir na produção de bananas. O pesquisador Luadir Gasparotto, da Embrapa Amazônia Ocidental, explica como identificar esta doença, que causa grandes prejuízos ao produtor, pois ataca as folhas das bananeiras, diminui a qualidade e a produtividade dos frutos, podendo inclusive levar à perda total do cultivo de uma área. Entre outras orientações, ele ensina também como se deve proceder para evitar a infestação da doença na plantação. O Prosa Rural é o programa de rádio da Embrapa! Para evitar a doença, ou se utiliza cultivares resistentes ou é necessária a aplicação de fungicidas, como no caso da pacovan (da família da banana-da-terra) que é muito cultivada e apreciada no Amazonas. Pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental desenvolveram uma técnica que garante o controle da doença. A técnica consiste na aplicação do fungicida na axila da segunda folha da bananeira, de acordo com dosagens e aplicações recomendadas. Com isso é possível eliminar o fungo de uma forma eficaz com menos gastos para o produtor e também menor impacto ao meio ambiente. Clique aqui para ouvir o programa

O Prosa Rural desta semana ensina como fazer o controle da Sigatoka Negra na bananeira, prática essencial para quem pretende investir na produção de bananas. O pesquisador Luadir Gasparotto, da Embrapa Amazônia Ocidental, explica como identificar esta doença, que causa grandes prejuízos ao produtor, pois ataca as folhas das bananeiras, diminui a qualidade e a produtividade dos frutos, podendo inclusive levar à perda total do cultivo de uma área. Entre outras orientações, ele ensina também como se deve proceder para evitar a infestação da doença na plantação.  O Prosa Rural é o programa de rádio da Embrapa!  

Para evitar a doença, ou se utiliza cultivares resistentes ou é necessária a aplicação de fungicidas, como no caso da pacovan (da família da banana-da-terra) que é muito cultivada e apreciada no Amazonas.

Pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental desenvolveram uma técnica que garante o controle da doença. A técnica consiste na aplicação do fungicida na axila da segunda folha da bananeira, de acordo com dosagens e aplicações recomendadas. Com isso é possível eliminar o fungo de uma forma eficaz com menos gastos para o produtor e também menor impacto ao meio ambiente.   

Clique aqui para ouvir o programa 

 

 



Fonte: Embrapa

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário