Conheça o Castramóvel, projeto que zela pelo bem-estar animal


Conheça o Castramóvel, projeto que zela pelo bem-estar animal

Castramóvel, ideia pioneira que serve de exemplo para todo o Brasil / Foto: Divulgação PMBP

 
Criado em 2017, o Castramóvel se trata de uma unidade de saúde que visa atender aos animais da cidade. Entre consultas e castrações, já foram atendidos mais de 10 mil nas quatro unidades que Barra do Piraí possui hoje. Dessas, três são fixas e estão localizadas no Lar São Francisco, no bairro Vila Helena e nos distritos de Ipiabas, atendendo às quintas, e Califórnia da Barra, às terças-feiras. Além de um caminhão itinerante, que funciona às quintas e sextas pelos bairros da cidade.
 
O superintendente do Bem-estar Animal, Felippe Carotta, explica que este ano, o caminhão já passou por diversos bairros, como Areal, Coimbra, Roseira, Parque Santana e Boca do Mato. Atualmente, ele está atendendo no Morro do Gama. A média de tempo que a unidade permanece em cada localidade varia de acordo com a demanda. “Em regiões com maior densidade populacional, como Areal e Parque Santana, por exemplo, é natural estender o período de atendimento por até um mês, no máximo – o que totaliza oito dias, levando em consideração que o Castramóvel itinerante funciona às quintas e sextas-feiras”, completa.
 
O chefe da pasta diz que esse projeto consegue realizar em média 15 castrações diárias, no caminhão; já nas unidades fixas, em torno de cinco. Felippe explica como funciona o agendamento de animais. “Para realizar algum procedimento com o animal é necessário, primeiro, fazer o cadastro pelo número de WhatsApp (24) 99821-7699. Depois, basta aguardar o contato da equipe, que acontecerá quando o Castramóvel estiver no bairro do usuário”, pondera Felippe. “No caso dos distritos, vale o mesmo processo, sendo que as cirurgias acontecem pela ordem dos cadastros, exceto quando se trata de animais de rua ou protetores, que têm prioridade”, finaliza.
 
O prefeito Mario Esteves comenta sobre o sucesso desse projeto e a importância de castrar os animais, principalmente os que vivem nas ruas. “O Castramóvel é um projeto de grande sucesso para a cidade, tanto que ele serve de referência para várias , não só do estado do Rio de Janeiro, como também de São Paulo. É muito importante que continuemos com essa ação, inspirando outros municípios a fazerem o mesmo. Devemos zelar pelo bem-estar de todos os animais, principalmente pelos que vivem nas ruas e precisam de mais cuidados”, finaliza o prefeito.
 
Nicole Santomauro (estagiária)

Fonte: Prefeitura de Barra do Piraí.

Leia mais notícias no Portal Defesa - Agência de Notícias.