Concurso público da PGE de Alagoas disponibiliza 15 vagas

O novo concurso público para a Procuradoria Geral do Estado de Alagoas será aberto na próxima sexta-feira, dia 16 de julho, a partir das 10 horas, e contará com 15 vagas para o cargo de Procurador do Estado de Alagoas – 1ª Classe.

A informação foi divulgada pela Procuradoria Geral do Estado de Alagoas em conjunto com a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio do Estado. Das 15 vagas disponíveis para o cargo de Procurador do Estado de Alagoas, três delas serão reservadas a candidatos que estejam inseridos dentro das especificações mencionadas no edital do referido concurso.

Os candidatos aprovados que vierem a tomar posse do cargo receberão uma remuneração inicial no valor de R$30.404,42 (trinta mil, quatrocentos e quatro reais e quarenta e dois centavos). A jornada semanal a ser cumprida consistirá em um total de 20 horas.

Apenas os interessados que possuírem diploma devidamente registrado de conclusão no curso de Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, bem como o registro na Ordem dos Advogados do Brasil poderão realizar a inscrição no concurso.

O candidato também deverá possuir a idade mínima de 18 anos, estar em gozo dos direitos políticos e quite com as obrigações militares – caso seja do sexo masculino – e as obrigações eleitorais. Além disso, deverá possuir aptidão física e mental para o exercício das atribuições do respectivo cargo e realizar a apresentação das certidões negativas de antecedentes criminais, em relação às justiças federal e estadual e ao tribunal de ética da Ordem dos Advogados do Brasil, caso esteja inscrito, devendo ser considerado o estado em que o candidato residiu ao longo dos últimos cinco anos.

Para que a candidatura seja efetuada, os interessados no concurso deverão pagar uma taxa de inscrição no valor de R$450,00 (quatrocentos e cinquenta reais). As inscrições deverão ser realizadas por meio do site da banca organizadora, a Cebraspe, durante o período estipulado para a candidatura, o qual terá início às 10 horas de 16 de julho deste ano e chegará ao fim na data de 20 de agosto, às 18 horas.

Vale destacar que os candidatos que se enquadrarem nas especificações da Lei Estadual nº 6.873, de 2007, e da Lei Estadual nº 7.858, de 2016, referente às pessoas desempregadas, carentes, trabalhadores que recebem até um salário mínimo mensal ou que forem doares voluntários de sangue, poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição e deverão realizar sua candidatura até as 18 horas do dia 30 de julho deste ano.

Segundo as informações contidas no edital do concurso, a prova objetiva ocorrerá no dia 30 de outubro, enquanto a prova discursiva apenas acontecerá no dia seguinte, em 31 de outubro deste ano.