Concurso da Polícia Militar do Ceará define sua banca organizadora

A banca organizadora que ficará responsável pela organização do concurso da Polícia Militar do Estado do Ceará – PM CE – foi definida e a Fundação Vunesp foi a escolhida. O concurso contará com a oferta de 50 vagas e o extrato de Dispensa de Licitação teve sua publicação do Diário Oficial do Estado.

O governador do estado do Ceará, Camilo Santana, informou que é esperado que o edital referente ao concurso seja divulgado no futuro próximo. As 50 vagas oferecidas pelo referido concurso se destinarão ao cargo de Oficial e serão distribuídas em diversas especialidades.

Na função de Psicólogo, haverá a oferta de 20 vagas, representando a especialidade com a maior quantidade de vagas disponíveis. Em seguida, há as funções de Médico Psiquiatra e Médico Clínico, que contarão com 6 vagas a serem ofertadas em cada uma das especialidades.

A função de Assistente Social, por sua vez, ofertará 4 vagas para os candidatos interessados nesta especialidade, enquanto a função de Médico do Trabalho contará com apenas 3 vagas. Os interessados nas funções de Médico Ortopedista e Médico Cardiologista deverão disputar as 2 vagas ofertadas por cada uma destas especialidades, ao passo que as especialidades restantes contarão com 1 vaga cada, sendo elas as funções de: Farmacêutico-Bioquímico; Cirurgião Dentista – Especializado em Dentística; Cirurgião Dentista – Especializado em Cirurgia; Cirurgião Dentista – Especializado em Endodontia; – Cirurgião Dentista – Especializado em Prótese; Cirurgião Dentista – Especializado em Ortodontia e Cirurgião Dentista destinado ao tratamento de pacientes especiais.

No tocante às fases do concurso para a Polícia Militar do Ceará, serão realizadas seis etapas. As cinco primeiras a serem realizadas serão de responsabilidade da banca organizadora do certame, isto é, da Fundação Vunesp.

A primeira etapa diz respeito ao Exame Intelectual e terá caráter eliminatório e classificatório. Esta etapa cobrará dos candidatos conhecimentos básicos e conhecimentos específicos. Já a segunda etapa do concurso se refere à Prova de Títulos, na qual será realizada a análise de títulos dos candidatos inscritos, a qual terá caráter meramente classificatório.

Em seguida, será realizada a terceira etapa do concurso, referente à Inspeção de Saúde, na qual serão feitos os exames médico, biométrico, odontológico e toxicológico. Esta etapa terá caráter meramente eliminatório. A quarta etapa, por sua vez, corresponde à Avaliação Psicológica e também terá um caráter eliminatório.

A quinta etapa será a última organizada pela Fundação Vunesp e diz respeito ao Teste de Aptidão Física. Este texto será realizado ao longo de dois dias e contará com um teste de flexão abdominal, uma corrida de 12 minutos de duração, um teste de flexão dinâmica e uma corrida de 50 metros. Esta etapa tem como objetivo avaliar a capacidade física dos candidatos e possuirá um caráter eliminatório. Por fim, a sexta e última etapa corresponde à Investigação Social dos candidatos e também terá caráter eliminatório.