Como os empreendedores podem lidar com a falta de tempo?

Foto: Freepik
Foto: Freepik

O tópico mais popular entre os empreendedores é a pressão do tempo. Em qualquer conversa, os empresários tocam no problema da falta de tempo. Muitas vezes, nosso precioso recurso é retirado por “absorvedores de tempo”. Vamos descobrir como lidar com eles.

1 – Concentre a atenção

Você está ocupado resolvendo um problema, mas então um colega chega até você e faz uma pergunta, ou o telefone toca, ou uma pergunta urgente de um cliente chega pelo e-mail. Como resultado, uma tarefa que poderia ser resolvida em poucas horas se estende por dois dias.

O que fazer?

  • Coloque seu telefone no modo silencioso e reserve um momento especial para retornar as ligações.
  • Faça quaisquer contatos pessoais com antecedência.
  • Transfira alguns dos eventos para os subordinados. Eles podem, por exemplo, atender chamadas telefônicas. Assim, contrate uma secretária ou assistente.

2 – Planejamento ajuda a lidar com a falta de tempo

O caos é o que toma nosso tempo devido à falta de otimização do fluxo de trabalho, agendamento de tarefas, priorização e avaliação de nossas próprias capacidades.

Além disso, a necessidade constante de resolver tarefas “urgentes” em vez de estratégicas leva gradualmente a uma deterioração dos resultados do trabalho.

O que fazer?

  • Faça planos para o dia, semana, mês.
  • Considere o tempo que você precisa para descanso, alimentação e recuperação.
  • Determine as tarefas mais importantes.
  • Prepare-se para qualquer reunião com antecedência.
  • Analise o resultado e use-o para um planejamento posterior.

3 – Deixe de lado a ansiedade, não tenha medo de recusar

Muitas vezes não temos tempo para fazer nada, porque nos sobrecarregamos demais, não temos as habilidades para administrar pessoas e recursos. 

Mas livre-se da culpa se não puder ajudar. Então melhore suas habilidades de gestão e comunicação por meio de cursos, treinamentos ou trabalho individual.

O método mais eficaz de lidar com os problemas que devoram seu tempo é reconhecê-los, ou seja, entender exatamente em que é gasto o seu tempo e como otimizá-lo.