Comando do 5º Distrito Naval realiza Operação “Ágata Sul 2021”

 

Equipes da Marinha, Polícia Federal, Força Nacional,

Brigada Militar e Patrulha Ambiental que atuaram no Polo São Borja

 

O Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) realizou, nos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, no período de 20 a 26 de março, a OperaçãoÁgata Sul 2021. Durante a Operação, ocorreram atividades de Inspeção Naval, Patrulhamento e Patrulha Naval, totalizando 193 abordagens, 26 notificações de infrações emitidas e oito embarcações apreendidas.

 

As apreensões foram relativas a delitos previstos na Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário, a exemplo de condução de embarcação sem habilitação ou sem inscrição. Também foram apreendidas 1,5 tonelada de milho e presas, em ação coordenada com a Brigada Militar do RS, três pessoas por motivo de prática de pesca ilegal.

 

A operação abrangeu a área oeste de Santa Catarina, no município de Itapiranga, área oeste do Rio Grande do Sul, que se estende da cidade de Derrubadas à Barra do Quaraí pelo Rio Uruguai, Lagoa dos Patos e ao sul do Rio Grande do Sul, em Jaguarão, pela Lagoa Mirim e Chuí, bem como o Litoral Sul, regiões fronteiriças com a Argentina e Uruguai.

 

Navio-Patrulha “Babitonga” durante Patrulha Naval na Operação “Ágata”

 

Ao longo dos sete dias de operação, a Marinha empregou cerca de 200 militares, embarcações e viaturas da Capitania dos Portos de Santa Catarina, Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, Delegacia Fluvial de Uruguaiana e Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande. Foram empregados também o Navio-Patrulha “Babitonga”, Navio-Patrulha “Benevente”, e aeronaves do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul. A Operação contou com a participação de cerca de 50 agentes de órgãos de segurança pública e agências civis governamentais como Polícia Militar de Santa Catarina, Polícia Civil, Polícia Federal, Receita Federal, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Patrulha Ambiental (PATRAM) da Brigada Militar do Rio Grande do Sul e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

 

Fonte: Marinha do Brasil