CISMAR promove adestramento do Sistema de Informações Sobre o Tráfego Marítimo para Marinhas da AMAS

Operadores do CISMAR durante adestramentodo SISTRAM para

as Marinhas da Argentina, do Paraguai e do Uruguai

 

O Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR) realizou, de 14 a 16 de setembro, o adestramento do Sistema de Informações Sobre o Tráfego Marítimo (SISTRAM) para as Marinhas da Argentina, do Paraguai e do Uruguai. Denominado ADE-SISTRAM-AMAS, a capacitação do SISTRAM, que é o Sistema Nacional para Compilação do Panorama de Superfície de Interesse, ocorre semestralmente, sendo este o segundo conduzido em 2021, exclusivamente para as Marinhas da Área Marítima do Atlântico Sul (AMAS).

O adestramento tem o objetivo de fomentar o compartilhamento das melhores práticas no monitoramento dos Contatos de Interesse entre Marinhas da AMAS, além de ser uma forma de reforçar os laços de fraternidade e cooperação já existentes nesse ambiente.

O SISTRAM está na versão IV e o Centro de Análise de Sistemas Navais da Marinha do Brasil está desenvolvendo uma nova versão, a qual possibilitará novas funcionalidades, dentre elas, a visualização de derrota das embarcações, classificação de embarcações por tipo, criação de alarmes por áreas ou por embarcações, conversação em tempo real pelos operadores via chat, entre outras.

Fonte: Marinha do Brasil