Cientistas inventam cápsula de hidrogel que pode limpar água contaminada

Créditos: Science Report

Um comprimido de hidrogel foi recentemente criado por uma equipe de cientistas, com o objetivo de purificar água contaminada. Segundo a pesquisa que desenvolveu o novo produto, uma cápsula é capaz de desinfetar um litro de água retirada de rios e torná-la adequada para consumo em aproximadamente uma hora ou menos.

O novo produto é basicamente um comprimido feito de hidrogel e os motivos por trás de sua invenção têm como objetivo encontrar uma forma para contornar a escassez global de água. Com seu uso, os seres humanos poderão purificar rapidamente a água contaminada.

Este comprimido será bastante fácil de usar, além de possuir uma grande taxa de eficácia e poder ser produzido em uma alta escala, sendo uma opção considerada viável até o momento para purificar água contaminada e reduzir a escassez de água no planeta Terra.

As pessoas costumam ferver a água como um dos métodos mais comuns para purificá-la, porém este processo consome bastante tempo e muita energia. Além disso, não é um método viável para pessoas que residem em partes do planeta em que não existem os recursos para realizar esse processo.

O hidrogel presente na cápsula desenvolvida pelos cientistas criam uma substância chamada de peróxido de hidrogênio para neutralizar as bactérias, o que é feito com uma eficiência de aproximadamente 99,99%. Junto com as partículas de carvão ativado ali presentes, o peróxido de hidrogênio combate os componentes essenciais das células das bactérias, o que acaba atrapalhando o metabolismo destas.

Este processo não requer o consumo de energia e também não deixa nenhum resíduo prejudicial à natureza. Após a purificação da água estar completa, é possível remover de forma bastante fácil o hidrogel, pois ele não deixa nenhum resíduo.

Keith Johnston, um dos professores do Departamento de Engenharia Química de McKetta, que foi responsável por co-liderar o projeto que criou a nova cápsula de hidrogel, comentou sobre o processo de descoberta deste novo elemento: “Um estudante de pós-graduação bastante atento, Young Guo, descobriu esses hidrogéis de forma inesperada enquanto fazia outra coisa”.

Segundo ele, basta um comprimido para que seja possível desinfetar cerca de um litro de água do rio e torná-la adequado para beber em aproximadamente uma hora ou até mesmo menos tempo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário