CDA sedia Campeonato Brasileiro de Pentatlo Aeronáutico Militar 2021

A Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) sediou, de 13 a 15 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o 15º Campeonato Brasileiro de Pentatlo Aeronáutico Militar (PAM-BR). A competição teve o objetivo de difundir e fomentar a modalidade do Pentatlo Aeronáutico, além de promover treinamento e seleção de novos militares para comporem a equipe brasileira, a fim de disputar competições de nível internacional, como os Jogos Mundiais Militares do CISM.

Desenvolvendo as capacidades físicas como agilidade, força, coordenação, resistência, precisão, autocontrole e raciocínio, a modalidade é formada por seis provas, sendo elas: Basquete, Tiro, Natação Utilitária, Esgrima, Pista de Obstáculos e Corrida de Orientação.

O 15º PAM-BR contou com a presença de 29 militares, sendo 12 militares titulares da equipe principal e 17 cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), que tiveram contato com a modalidade pela primeira vez e demonstraram interesse em competir e testar seus limites. Os cadetes puderam treinar e observar o desempenho e a habilidade dos militares da equipe principal do pentatlo.

O Cadete Aviador Thiago Goulart Gomes Oliveira, do 3º Esquadrão, participou pela primeira vez da competição e afirmou que o evento foi um  aprendizado. “Acredito que o PAM-BR de 2021 foi uma amostra do quanto ainda falta caminhar e aprender para atingir bons resultados. Estou muito motivado para continuar treinando e espero poder colocar esse treinamento a prova nas próximas competições”, destacou

A equipe do PAIM aproveitou esta edição para aprimorar suas habilidades para  representar a Força Aérea Brasileira no 59º Campeonato Mundial de Pentatlo Aeronáutico do CISM, a ser realizado de 12 a 19 de dezembro de 2021, na Espanha.

A Capitão Intendente Mayara Soares da Silva foi um dos destaques desta edição, conquistando o primeiro lugar na Classificação Geral Individual Feminino, e comentou sobre a importância da competição. “O campeonato voltou às vésperas do Mundial e serviu para testar o condicionamento da equipe, porque uma coisa é treino e outra é competição, mostrando com os resultados o que a equipe ainda pode melhorar. E a importância do PAIM na minha vida é porque me mantenho focada e preparada fisicamente para os campeonatos anuais, faço parte da equipe desde 2010, quando eu era Cadete, e continuo até hoje”, declarou.

A CDA contou com o apoio da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), da Base Aérea dos Afonsos (BAAF), do Centro Militar de Tiro Esportivo (CMTE) e da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro (Bda Inf Pqd).

Resultados do PAM-BR 2021:

Basquete

Feminino: 1º Lugar, Tenente Paloma; 2º Lugar, Capitão Mayara; e 3º Lugar, Sargento Ellen. 

Masculino: 1º Lugar, Major Kurowiski; 2º Lugar, Cadete Gomes; e 3º Lugar, Tenente Todesco.

Tiro

Feminino: 1º Lugar, Capitão Mayara; 2º Lugar, Tenente Paloma; e 3º Lugar, Sargento Ellen. 

Masculino: 1º Lugar, Major Kuroswiski; 2º Lugar, Tenente Caixeta; e 3º Lugar, Major Belo.

Natação Utilitária

Feminino: 1º Lugar, Cadete Luana; 2º Lugar, Capitão Mayara; e 3º Lugar , Cadete Isabela.

Masculino: 1º Lugar, Cabo Ricardo; 2º Lugar, Major Belo; e 3º Lugar, Cadete Gomes.

Esgrima

Feminino: 1º Lugar, Capitão Mayara; 2º Lugar, Cadete Daniela; e 3º Lugar , Tenente Paloma.

Masculino: 1º Lugar, Major Kuroswiski; 2º Lugar, Cadete Gustavo; e 3º Lugar, Major Belo.

Pista de Obstáculos

Feminino: 1º Lugar, Capitão Mayara; 2º Lugar, Cadete Daniela; e 3º Lugar, 2° Tenente Midori.

Masculino: 1º Lugar, Cadete Gomes; 2º Lugar, Cadete Bianchi; e 3º Lugar, Tenente Mota.

Corrida de Orientação

Feminino: 1º Lugar, Capitão Mayara; 2º Lugar, Tenente Paloma; e 3º Lugar, Tenente Midori.

Masculino: 1º Lugar, Tenente Mota; 2º Lugar, Major Belo; e 3º Lugar, Major Kuroswiski.

Classificação Geral Individual:

Feminino: 1º Lugar, Capitão Mayara; 2º Lugar, Cadete Daniela; e 3º Lugar, Tenente Paloma.

Masculino: 1º Lugar, Major Kuroswiski; 2º Lugar, Major Belo; e 3º Lugar, Tenente Todesco.

Fotos: Tenente Daniele Jacovetti



Fonte: Força Aérea Brasileira.

Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário