Candidatos do concurso da PM TO diagnosticados com Covid não poderão remarcar TAF

Na data de ontem, 14 de julho, foi publicada a convocação para que os candidatos inscritos no concurso da Polícia Militar de Tocantins realizassem o TAF – Teste de Aptidão Física. A referida publicação ressaltou como lidará com os candidatos que não puderem realizar o teste físico devido ao diagnóstico de Covid-19.

Conforme disposto no edital publicado, aqueles candidatos que estiverem com Covid-19 no dia em que for realizado o teste de aptidão não poderão realizar o teste, tampouco realizarem o agendamento do mesmo para outra data.

A decisão se deu com base na seguinte regra prevista no edital referente ao concurso: “Não sendo concedido qualquer tratamento diferenciado por parte da Administração, mesmo que ocorram durante a realização dos testes”. É importante destacar que os candidatos que não marcarem presença nesta etapa do concurso serão automaticamente eliminadas pela Administração do mesmo.

Segundo o edital de convocação, o Teste de Aptidão Física será realizado ao longo dos dias 20 a 23 de agosto deste ano e será destinado aos Praças Soldados e os candidatos ligados à área da Saúde. O exame de aptidão seguirá as medidas preventivas de saúde em relação à pandemia, tornando obrigatório o uso de máscaras pelos candidatos e demais pessoas presentes na data do TAF. Os candidatos também terão sua temperatura medida ao entrarem no local do exame.

O referido concurso público dispõe de 1.025 vagas abertas, as quais serão voltadas aos cargos de Soldado, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Enfermagem e Músico. A remuneração inicial para o Soldado será de R$3.330,99 (três mil, trezentos e trinta reais e noventa e nove centavos) após formado, no entanto, enquanto Aluno-Soldado, fazendo parte do curso de formação, o mesmo receberá o valor de R$1.665,50 (mil, seiscentos e sessenta e cinco reais e cinquenta centavos).

Os candidatos interessados no cargo de soldado operacional deverão comprovar terem o ensino médio completo, ao passo que aqueles que possuem interesse nos cargos ligados à área da Saúde deverão ter obtido nível técnico completo nas áreas em questão exigidas.

O período de inscrições para o concurso se deu entre 4 de janeiro e 23 do mesmo mês deste ano. Segundo o edital divulgado, as provas objetivas seriam realizadas pelos candidatos na data de 14 de março, no entanto, tendo em vista o decreto estadual que determinou a suspensão de atividades presenciais em todo o estado, a data da prova teve de ser adiada e apenas pôde ser realizada no mês passado, na data de 6 de junho.

Entretanto, embora as provas objetivas do referido concurso tenham sido adiadas, até o momento não há qualquer informação divulgada a respeito da possibilidade de adiamento do Teste de Aptidão Física, o qual deverá ser feito na data estipulada pelo edital – 20 a 23 de agosto –, sem qualquer alteração.