Cadetes do 1º ano realizam a FIT/2020 – Fibra, Iniciativa e Tenacidade

Resende (RJ) – O mês de novembro começou com Fibra, Iniciativa e Tenacidade (FIT) para os cadetes do curso Básico da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Batizada com o nome de seu idealizador, Coronel Mário Rozas, a FIT foi realizada de 3 a 7 de novembro, no campo de instrução da Academia. Ao longo de quase 60 anos de existência, esse é um dos exercícios mais tradicionais na AMAN. Em 2021, completará seis décadas com um legado, que tem como principal missão colocar o cadete em prática.

Durante o último acampamento sob a coordenação do Curso Básico, os cadetes foram divididos em patrulhas de 12 militares e participaram de instruções sobre comunicações, transposição de obstáculos, explosivos, nós e amarrações, patrulha, equitação, idiomas, orientação, maneabilidade de grupo de combate, armamento de emprego coletivo e progressão em ambiente urbano, entre outras.

Além de cumprir diversas atividades, foram avaliados, de acordo com o tempo de deslocamento e com o desempenho nas oficinas. 

O exercício também é sinônimo de coroamento do ano de instrução, pois engloba o contexto interdisciplinar e o  desenvolvimento de competências desejáveis aos futuros oficiais.


Fonte: Exército Brasileiro