BNDES autoriza financiamento e cidade terá novo parque de iluminação, anuncia Botion

LÂMPADAS EM LED

BNDES autoriza financiamento e cidade terá novo parque de iluminação, anuncia Botion
15/09/2021 | 15h45





O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) autorizou o financiamento de R$ 43,7 milhões para o município de Limeira executar a modernização do seu parque de iluminação público. A liberação da linha de crédito foi anunciada na manhã desta quarta-feira (15) pelo prefeito Mario Botion, durante a inauguração das obras de reconstrução do acesso do Viaduto Antonio Feres. “É um belo presente de aniversário para a cidade, que tenho o prazer de anunciar agora”, afirmou o prefeito.

No anúncio, Botion agradeceu a Câmara Municipal, que na legislatura passada autorizou a Prefeitura a buscar o financiamento junto ao BNDES. “O novo parque de iluminação é um grande projeto do nosso governo. Finalmente, agora vamos poder executar esse serviço”, declarou. O município terá que bancar o equivalente a 10% do valor financiado, o que representa cerca de mais R$ 4,3 milhões para o serviço.

Segundo o prefeito, o projeto prevê a substituição das 34.188 lâmpadas de ruas e avenidas da cidade pelo modelo led. “O resultado será mais segurança, qualidade e economia”, declara Botion.

O secretário de Fazenda, José Aparecido Vidotti, explica que o financiamento terá uma carência de 24 meses e um prazo de 96 meses para amortização (pagamento do empréstimo). O recurso será colocado em disponibilidade em algumas semanas. “Dependemos agora de procedimentos burocráticos e da assinatura do contrato”, esclarece.

 

MODELAGEM

A proposta para obter o financiamento foi elaborada pela Divisão do Departamento de Elétrica e Iluminação Pública. “Foi feita aquilo que chamamos de modelagem, um levantamento de todo o nosso parque e a proposta para substituição pelo sistema led”, explica Antonioni Rosada, chefe da Divisão, estrutura administrativa vinculada a Secretaria de Obras e Serviços Públicos. “Com a assinatura do financiamento, poderemos licitar o serviço, a partir da contratação de um projeto executivo”, esclarece Dagoberto Guidi, secretário da Pasta.

Antonioni relata que serão substituídos 34.188 pontos luminosos (conjunto de material que inclui a lâmpada em led). “É uma mudança total de conceito quando falamos em sistema de iluminação pública. O modelo led tem uma vida útil de sete a dez anos”, explica. “Até três anos, praticamente não existe manutenção”.

O chefe do departamento informa que o novo modelo representará em média 60% de melhorias na luminosidade. O impacto será grande, pois afetará de forma positiva setores como segurança e mobilidade. “Com a crise energética, o projeto vem a calhar em um momento crucial”, aponta.

Mais econômica, a lâmpada em led permitirá ainda um formato autosustentável de financiamento. “A conta de energia que a Prefeitura paga com a iluminação pública terá uma redução de praticamente 50%”. O valor economizado será revertido para o pagamento do financiamento”, finaliza Antonioni.

 

 

 

 

 

 

Notícias recomendadas para você

Fonte: Prefeitura Municipal de Limeira.
Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.