Arquivo Nacional lança consulta pública sobre Dados Abertos da instituição

Brasília, 18/12/2020 – O Arquivo Nacional abre consulta pública, de 18 a 27 de dezembro de 2020, para priorizar as bases de dados que serão publicadas, em formatos abertos, por meio do Plano de Dados Abertos (PDA). A consulta vai proporcionar a participação dos cidadãos quanto aos itens mais relevantes das bases de dados do AN. Os interessados podem participar, acessando o link do formulário da consulta pública. O preenchimento do formulário é rápido, fácil e gratuito.

Dados Abertos
Conforme o Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, em seu o artigo 2º, dados abertos são: “dados acessíveis ao público, representados em meio digital, estruturados em formato aberto, processáveis por máquina, referenciados na Internet e disponibilizados sob licença aberta que permita sua livre utilização, consumo ou cruzamento, limitando-se a creditar a autoria ou a fonte”.

Plano de Dados Abertos (PDA)
O PDA é o instrumento pelo qual o Arquivo Nacional viabiliza a Política de Dados Abertos do Governo Federal. Visa estabelecer as estratégias a serem adotadas para abertura, sustentação, monitoramento e fomento ao uso de bases de dados governamentais.



Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública