Amazon anuncia parceria do programa Alexa com hospitais e lares de idosos

Créditos: TechTudo

A gigante da tecnologia Amazon anunciou uma espécie de programa que fará uso da tecnologia de inteligência artificial Alexa em hospitais e lares para idosos. Com o novo projeto, as instalações poderão mandar anúncios para os quartos dos pacientes através do sistema Alexa.

A empresa anunciou hoje (26) seus dois novos programas que integram Alexa tanto a hospitais quanto a lares para pessoas idosas. Esses programas utilizarão um sistema chamado de Alexa Smart Properties, que permite os estabelecimentos a controlarem um sistema Alexa que integra todos os quartos da instalação.

“No início da pandemia, hospitais e lares de idosos nos procuraram e nos pediram para ajudá-los a integrar a Alexa em suas instalações”, esclareceu Liron Torres, o atual líder global da Alexa Smart Properties, em uma entrevista dada recentemente.

Segundo ele, os hospitais queriam encontrar novas maneiras de interagir com os pacientes sem o uso de equipamentos de proteção. Enquanto isso, os lares de idosos queriam facilitar a conexão entre os residentes com seus familiares, assim como com funcionários do local.

O novo programa permite que os lares para idosos usem dispositivos da linha Amazon Echo, que fazem uso do sistema Alexa, para enviar anúncios ou outras mensagens para os quartos dos residentes.

Durante a pandemia do Covid, muitas instalações não possuíam formas seguras de estabelecer uma conexão com seus residentes. Caso quisessem avisar a seus residentes sobre eventuais mudanças nos protocolos, teria que fazer uso de avisos escritos em folhas de papel colocadas nas portas dos quartos, por exemplo.

Já o sistema Alexa permite que as instalações enviem mensagens de forma imediata para os quartos dos pacientes, o que ainda traz outra vantagem: a equipe de funcionários terá mais tempo livre para focar em outras tarefas.

Os residentes de cada instalação também podem fazer ligações por meio do Alexa para seus familiares ou amigos, não mais precisando depender de um membro da equipe de funcionários para isto.

Além disso, as pessoas que estiverem na lista de contato dos residentes também poderão ligar para os residentes por meio da Alexa.

Duas redes de lares de idosos dos Estados Unidos já estão adicionando o programa às suas instalações. Uma delas é a rede Atria, que está presente por todo o território americano, enquanto outra é a chamada Eskaton, que atua na região da Califórnia.  

Quantos aos hospitais que estão adotando este programa, isso tornará possível os enfermeiros se comuniquem com os pacientes por meio de ligações sem ter que entrar nos quartos dos pacientes, aumentando a produtividade da equipe de funcionários. O Centro Médico Cedars-Sinai, localizado em Los Angeles, e a rede BayCare, na Flórida, são exemplos de hospitais que já estão se adaptando ao novo programa da Amazon.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário