Defesa

Amanhecer na Capital paulista com muitas nuvens e previsão de chuva rápida no decorrer do dia

A presença de uma frente fria no litoral paulista mudou o tempo nesta quarta-feira (15) em São Paulo. Embora o eixo mais instável do sistema esteja sobre o oceano, ainda há muitas nuvens sobre o estado, e que associadas com o vento predominante de sul/sudeste podem provocar chuvas rápidas e chuviscos isolados no decorrer do dia. Na madrugada, os termômetros das estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo registraram média de 20,6°C, mas a temperatura mínima deverá ser registrada no período da noite, com previsão de 16°C. 

O céu encoberto não deixa as máximas subirem muito e devem ficar próximas dos 25°C. Os índices de umidade que nos últimos estiveram muito baixos, se elevaram significativamente e devem apresentar valores mínimos acima dos 52%. O sistema frontal trouxe alívio ao calorão registrado no início da semana, bem como melhorou a qualidade do ar na capital paulista.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

As últimas simulações atmosféricas dos modelos de previsão do tempo indicam tempo mais fechado pelo menos até a sexta-feira (17). No final de semana a previsão é de tempo mais aberto, com elevação das temperaturas, trazendo de volta tardes quentes e ensolaradas.

Na quinta-feira (16) a madrugada deve registrar céu encoberto e chuviscos ocasionais, principalmente no extremo sul da capital. A temperatura mínima prevista é de 15°C e a máxima não supera os 20°C, em decorrência do tempo mais fechado, com muitas nuvens e vento predominante de sudeste. Os percentuais de umidade do ar se mantêm elevado e oscilam entre 60% e 95%. O dia deve terminar com céu encoberto e probabilidade de garoa ocasional no extremo sul da Cidade.

A sexta-feira (17) ainda será marcada por muitas nuvens na madrugada, garoa isolada e termômetros em torno dos 16°C. A partir da manhã a quantidade de nuvens diminui um pouco e o sol aparece, mas sem predominar. A temperatura máxima se eleva um pouco mais com valores próximos dos 23°C e taxas mínimas de unidade do ar acima dos 55%. Não há previsão de chuva significativa no decorrer do dia, que deve terminar com céu nublado.

Fonte: Prefeitura de São Paulo.

Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.