Agenda Ribeirão debate cenário econômico do Brasil



14/09/2021 17:24 – GOVERNO

Agenda Ribeirão debate cenário econômico do Brasil

Jornalista Carlos Alberto Sardenberg comentou sobre a recuperação do país, o impacto da vacinação contra a COVID-19 e os novos investimentos

Foto: Guilherme Sircili

 

Na manhã desta terça-feira, dia 14 de setembro, foi realizada a 7ª edição do Agenda Ribeirão, com o tema “O Brasil pode dar certo?”. O evento contou com a participação do jornalista Carlos Alberto Sardenderg, que apresentou o cenário de investimentos, recuperação e retomada econômica frente à pandemia da COVID-19, além do impacto da vacinação.

 

Participando da abertura, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, destacou que o Brasil pode dar certo sim, desde que as decisões sejam tomadas adequadamente. “Desde o início do nosso mandato, escolhemos seis eixos metropolitanos para trabalhar, que são a segurança pública, mobilidade urbana, saneamento básico, destinação final dos resíduos, sustentabilidade e empregabilidade. Ações que estamos focando para melhorar nossa cidade e, consequentemente, o estado de São Paulo e o Brasil”, disse.

 

Foto: Guilherme Sircili

 

O Agenda Ribeirão, realizado deste 2014, é um fórum que traz para a sociedade e o poder público a possibilidade de discutir temas relevantes para o desenvolvimento socioeconômico e a qualidade de vida das cidades envolvidas, além de incentivar o debate com a população.

 

O secretário de Governo e vice-governador do estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, também participou da abertura do Agenda Ribeirão e ressaltou que São Paulo vem apresentando crescimento do  PIB (Produto Interno Bruto) maior que o Brasil. “São Paulo fez sua lição de casa, com a reforma da previdência, reforma administrativa, enxugamento da máquina pública, redução de benefícios. Ações que recuperaram a capacidade de investimento, saindo de R$ 11 bilhões em 2020 para R$ 21 bilhões neste ano. O maior crescimento histórico proporcional de um ano para outro”, explicou.

 

Foto: Prefeitura/CCS

 

“O Agenda é um evento privilegiado para que as boas informações cheguem até a sociedade, permitindo que a população faça aquilo que ninguém pode fazer por ela, escolher, julgar corretamente e democraticamente fazer valer seu voto no dia da eleição”, concluiu Duarte Nogueira.

 

Palestra “O Brasil pode dar certo?”
O jornalista Carlos Alberto Sardenberg ministrou a palestra “O Brasil pode dar certo?” e apresentou um contexto do desenvolvimento econômico nacional, já que o país continua com os mesmos gargalos de antes da pandemia, como a falta de reformas e os problemas de controle dos gastos públicos.

 

Foto: Guilherme Sircili

 

“Ainda continua difícil no Brasil montar um negócio ou fazer operações, com burocracias que atrapalham, sobretudo um sistema tributário que é complicado. A indústria brasileira precisa se modernizar, investir em tecnologia, mas a falta de mão de obra qualificada e a tributação atrapalham este avanço e competitividade”, afirma Sardenberg.

 

O jornalista também ressaltou o que é favorável para o desenvolvimento econômico no Brasil. “É favorável que tenha um país grande, um bom mercado interno, muitas reservas de minérios e petróleo, uma capacidade de produção agrícola elevada, grandes indústrias e empreendimentos”, concluiu.
 

Foto: Prefeitura/CCS

Fonte: Prefeitura de Ribeirão Preto.

Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.