AgCamocim promove ação cívico-social na comunidade pesqueira da Praia de Bitupitá, em Barroquinha (CE)

 

Militares realizaram 149 atendimentos na Praia de Bitupitá

 

A Agência da Capitania dos Portos em Camocim (AgCamocim), em parceria com a Prefeitura Municipal de Barroquinha e com a Colônia de Pescadores, realizou nos dias 14 e 15 de abril, uma Ação Cívico-Social (Aciso) na Praia de Bitupitá, em Barroquinha (CE), com a finalidade de auxiliar e ofertar serviços à comunidade pesqueira, bem como fortalecer o espírito cívico e comunitário dos cidadãos.

 

Durante a Aciso, foram realizados 38 processos de regularização de embarcações e 15 atendimentos para renovação de Carteiras de Inscrição e Registro; inseridos 32 pescadores artesanais no banco de dados de pretendentes a Cursos do Ensino Profissional Marítimo; efetuados 40 cortes de cabelo e distribuídos 10 kits de alimentação a famílias carentes; e ofertada assistência psicológica aos moradores por meio de parceria com o psicólogo voluntário Sérvulo Paulo Chagas, idealizador do Coletivo Humanáuticos, graduado pela Faculdade Mauricio de Nassau, em Fortaleza (CE).

 

Denilson Torres Veras, morador da Praia de Bitupitá, enalteceu a ação. “É muito importante a iniciativa da Marinha de trazer seus serviços de regularização de embarcações e habilitações de aquaviários até Bitupitá, pois isso evita, nesse período de pandemia, longos e difíceis deslocamentos dos pescadores até a sede da AgCamocim”, ressaltou.

 

A Aciso auxiliou a comunidade pesqueira a solucionar os

problemas mais urgentes

 

A programação incluiu, ainda, ações de divulgação das formas de ingresso na Marinha, de conscientização ambiental e sobre os cuidados necessários para a realização de uma navegação segura. Os militares também orientaram a população local sobre as medidas de prevenção e enfrentamento  à Covid-19.

 

Fonte: Marinha do Brasil