“Africanidades” está disponível no Portal da Secretaria de Educação de Rio Preto

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Educação (SME), lançou oficialmente nesta terça-feira, dia 23, uma página no portal da Educação de Rio Preto com conteúdo voltado para “Africanidades”.

O canal nasceu a partir de uma série de quatro encontros denominados Ciclos de Conversas, com a renomada professora Kiusam de Oliveira, autora de diversos livros sobre a cultura afro-brasileira.

Durante os encontros com o assunto: “Diálogos sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira”, a docente pode acompanhar os trabalhos realizados pela Rede Municipal de Ensino e também pontuou questões importantes sobre a obrigatoriedade de trabalhar o assunto com os alunos.

A página criada pela Equipe Técnica da SME com a colaboração da Equipe de Capacitação e profissionais da rede municipal, inclui materiais e recursos digitais diversos sobre Africanidades, distribuídos nas seguintes vertentes: formação de professores, legislação, materiais sobre Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), indicação de livros para crianças e jovens, filmes, curta-metragens, clipes e sugestões de sites sobre o tema. A página servirá de repositório para os professores terem mais elementos de formação continuada e para trabalhar com os alunos.

O acervo será ampliado continuamente e contará com a participação da Equipe de Capacitação juntamente com profissionais da rede municipal.

A nova página pode ser acessada clicando nesse link: https://digital.educacao.riopreto.br/africanidades

Último encontro
Além do lançamento da página durante o encontro de ontem, o último desse ano nessa área, também foram apresentadas práticas pedagógicas realizadas pela professora Rosângela Ribeiro e pelo coordenador Rodrigo Azevedo.

O professor José Antonio Borges, diretor do Repertoriando – programa de rádio produzido pela SME em parceria com a Secretaria de Comunicação – explicou como o tema “Africanidades” foi trabalhado com os alunos durante o ano.

“É muito bom perceber que a rede de ensino de Rio Preto vem trabalhando o tema durante todo o ano. Espero que com o Ciclo de Conversas possamos potencializar ainda mais essas práticas”, afirmou a professora Kiusam de Oliveira.

Os três primeiros encontros com Kiusam contabilizam mais de 15 mil visualizações no canal do YouTube da SME.

Esse é o segundo Ciclo de Conversas realizado pela SME. O primeiro abordou“Metodologias Ativas no Ensino Híbrido”, com participação de um dos maiores especialistas e pesquisadores do tema no país, dr. José Manuel Moran. Cada encontro teve aproximadamente 10 mil visualizações no canal do YouTube da Educação.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José de Rio Preto.

Leia mais notícias no Portal Defesa.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário