Ações preventivas evitam enchentes na cidade

No último domingo (24), a Prefeitura de Itaquaquecetuba registrou 28.4 mm de água acumulada e, mesmo assim, a cidade não enfrentou problemas com enchentes ou alagamentos. Isso porque a Defesa Civil monitorou pontos estratégicos e a Secretaria de Serviços Urbanos vem realizando serviços preventivos para esta época do ano.

O período de chuvas mais intenso ocorre entre setembro e dezembro, e para que a população não tenha problemas causados pelo excesso de chuva, desde o início do ano estão ocorrendo serviços de limpeza de bueiros, córregos, desassoreamento e até obras em alguns locais.

Intervenções também têm sido realizadas pela Secretaria de Obras para a colocação de aduelas no Córrego Guaió, no bairro Estação, e a implantação de um muro de contenção entre a avenida Otto Maria Carpeaux e o Córrego Marengo – Jaguari, no Parque Marengo.

“Há bairros que ficam próximos de leitos de rios, o que proporciona maiores chances da água avançar dentro das residências, porém, com as medidas adotadas, o escoamento da chuva ocorre de maneira mais rápida e eficiente, evitando a formação de bolsões por causa de obstrução nos locais de escoamento”, explicou o prefeito Eduardo Boigues.

Em locais onde há encostas, a Defesa Civil realiza o monitoramento para que ao primeiro sinal de possível deslizamento ou encharcamento do solo, as famílias sejam retiradas e enviadas para um local seguro, bem como o cuidado com possíveis acidentes ao redor do local.

Em casos de emergências, a Defesa Civil deve ser acionada pelo 199.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba.

Leia mais notícias em Defesa – Agência de Notícias.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário