Acessando a plataforma do Roblox para criar jogos


Confira como acessar os milhões de jogos gratuitos disponibilizados pela desenvolvedora e como é possível criar seus próprios games.

Se a pessoa é fã de games e tem o sonho de desenvolver jogos, a plataforma do Roblox é um dos caminhos mais fáceis para poder, ao menos, começar a se familiarizar com este universo.
Afinal, além de poder criar seus próprios projetos, o jogador também poderá acessar os mais de 15 milhões de jogos gratuitos, feitos por outros usuários.

Lançada em 2006, a plataforma que permite que seus próprios usuários criem jogos, passou a ser um dos grandes sucessos mundiais do gênero, superando até mesmo, o famoso Minecraft.
Já em 2011, passou a contar com mais de 5 milhões de games e mais de 500 mil desenvolvedores ativos.

Para acessar a plataforma do Roblox e jogar ou criar jogos, é muito simples, basta seguir alguns passos fáceis. Confira quais são:

Acessando a plataforma

acessar a plataforma do Roblox

Para começar, o usuário terá que entrar no site do Roblox, criar uma conta com seus dados pessoais, senha e clicar para se cadastrar.

Depois, o jogador será direcionado para a página inicial para acessar a plataforma do Roblox Games, onde verá alguns dos jogos já criados por alguns usuários, onde a maioria deles, são feitos por desenvolvedores amadores.

Basta clicar em “jogos” para ver todos que estão disponíveis na plataforma. A escolha poderá ser feita, usando as opções de filtro por categoria, mais populares, mais bem avaliados, os que estão em destaque, entre outros requisitos.

Acessando o catálogo de criação

acessar a plataforma do Roblox

Na sessão “Catálogo”, o usuário verá os itens que podem ser adquiridos para poder criar seu próprio jogo ao acessar a plataforma de criação do Roblox. Esses produtos podem ser comprados com moedas virtuais, que podem ser trocadas usando dinheiro real, clicando em “R$”, que fica no cantinho superior na parte direita da página ou no menu, na opção “Robux“.

O sistema de criação imersivo da plataforma, pode ser acessado na opção “Criar”, de forma gratuita. Na ferramenta, é possível, além de desenvolver games, interagir com outros usuários do Roblox e ainda ter a possibilidade de ganhar dinheiro à medida que fornece itens de compra.

acessar a plataforma do Roblox

Também ao acessar a plataforma do Roblox, o usuário irá se deparar com um ícone que contém barras horizontais no canto superior do lado direito da página, que é onde poderá ver as notificações enviadas por outros jogadores. E no ícone de engrenagem, poderá configurar detalhes de sua conta, pedir ajuda ou se desconectar.

acessar a plataforma do Roblox

Criando jogos na plataforma do Roblox

Para começar a criar seu próprio game, é preciso baixar o Roblox Studio, clicando em “Comece a Criar” na plataforma oficial. Depois, é só explorar a ferramenta de edição, que não é muito complicada de se usar.

Na ferramenta, o criador poderá começar adicionando um fundo para seu jogo, com elementos diversos como árvores, personagens, torres, entre muitas outras coisas.

acessar a plataforma do Roblox

Ao acessar a plataforma do Roblox Studio, o usuário verá que a ferramenta funciona, similar ao programa Photoshop, onde os elementos podem ser movidos, alterados de acordo com proporções do cenário, terem características como cores e demais detalhes modificados.

Por Alan Carvalho.

Veja outras dicas de games na categoria Games.