Ação da Prefeitura orienta profissionais da educação para a prevenção do coronavírus em Rio Branco

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, participou nesta quarta-feira, 9, na quadra de esportes da Escola Municipal Therezinha Miguéis, localizada na Vila Verde, km 58 da Estrada Transacreana, da apresentação do Programa Saúde na Escola, desenvolvido em parceria entre a Secretarias Municipais de Educação (Seme), Assistência Social e Direitos HUmanos (SASDH), Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Uninorte, Sesc e Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).

A campanha orienta sobre a prevenção ao coronavirus no contexto de um possível retorno das atividades presenciais nas escolas da rede municipal de ensino. Durante a ação foi entregue panfletos com orientações sobre alguns cuidados que devem ser tomados, com o título de Guia de Orientação para Familiares e Educadores, além da realização de uma palestra sobre o tema.

O folheto entregue contém orientações sobre alguns cuidados: garantir a comunicação visual de promoção à saúde e prevenção dos riscos à Covid; Manter sempre que possível abertas portas e janelas para a ventilação do ambiente; Fazer a aferição dos servidores e estudantes e colaboradores na entrada da escola e de ambientes fechados; Organizar horários intercalados para entrada, saída, alimentação e intervalo escolar, de modo a evitar a aglomeração.

A campanha está sendo realizada em toda a rede municipal de ensino. Edilson de Souza, professor da escola, reconheceu a importância da campanha.

“É muito importante esse tipo de trabalho que a prefeitura vem prestando. É um treinamento com orientações para um possível retorno das aulas presenciais, garantindo a saúde de todos nós”, enfatizou.

A professora Euleme Freire, também elogiou a campanha. “É um novo momento, precisamos de novos aprendizados, para que esse retorno se dê em segurança, tanto para os profissionais quanto para os nossos alunos”, asseverou.

A secretária municipal de Educação, Nabiha Bestene, defendeu a parceria com a Saúde Estadual. “Há uma junção de Saúde e Educação para que se prepare os professores, pois as aulas já voltaram, mesmo na modalidade remota e o prefeito nos deu o prazer de aqui estar para conhecer essa comunidade”, disse a gestora.

O prefeito Tião Bocalom elogiou a ação e lembrou a necessidade de aprimorar o setor. “A gente tem que levar dignidade ao nosso povo. Foi em cima disso que nós fomos candidato e ganhamos uma eleição. Nós precisamos ver a nossa educação funcionando como ela deve ser”, concluiu.

Fonte: Prefeitura Municipal de Rio Branco.

Leia mais notícias no Portal Defesa.