Abrigos de Rio Branco recebem orientação para prevenção ao bullying

O abrigo Dra. Maria Tapajós recebeu o grupo de teatro Artpalco, do Tocantins, com a peça “Bullying: Que Bicho é Esse?”. O projeto tem por nome “Vai Ter Teatro na Escola” e tem com o objetivo de ir nas escolas e abrigos públicos levando reflexão sobre assuntos de riscos psicológicos causado aos jovens.

Thatiane Breve, atriz do grupo Artpalco, conta que a ideia veio pela necessidade de alertar os jovens. “Esse é um tema importante porque traz reflexão, é um assunto que tem muito a ser discutido. A gente tentou trazer de uma forma descontraída e ao mesmo tempo informativa, que pudesse levar os jovens a pensar.”

O tema tem grande significância neste mês de prevenção ao suicídio, e para a coordenadora do abrigo, Ana Paula, este momento vai fazer com que os jovens avaliem se estão passando por um abuso ou até mesmo cometendo o ato contra algum colega.

“Eu acredito que vá surtir efeito significativo aos nossos jovens. A gente sabe que se o bullying ficar na mente do jovem ele pode levar até a morte.”

Janeima Azevedo, representante da vice-Prefeita, relata a importância dessa apresentação para os adolescentes e reforça as consequências às vítimas.  “Grande parte dos suicídios entre os adolescentes vem por culpa do bullying. De rir do amigo, apontar o dedo. É uma questão jurídica que tem punição em seu Art. 146 do Código Penal, dentro deste processo temos que alertar a sociedade. A peça é só uma ilustração da importância de tratar bem o outro, de ter empatia”, acrescenta.

A Promotora de Justiça, Vanessa Muniz, acrescenta que o tema nesse mês de Setembro Amarelo traz uma linguagem importante para o entendimento dos jovens. “Temos uma grande diversidade de adolescentes, com etnias e culturas diferentes e a peça é um grande demonstrativo desse mal chamado bullying e os jovens ficaram bem interessados, acho que a linguagem ajudou bastante.”

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Rio Branco.

Leia mais notícias no Portal Defesa.