Aberto edital de seleção de projetos voltados para acreditação de laboratórios da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos

Brasília, 24/08/2021 — O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), torna pública a chamada para seleção de projetos visando à acreditação de laboratórios da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos – RIBPG. O edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira (20). As propostas devem ser enviadas até 20 de setembro deste ano.

A iniciativa vai promover a estruturação do sistema de gestão da qualidade dos laboratórios de genética forense da RIBPG conforme os requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025. O objetivo é fortalecer a Rede, fazendo com que os laboratórios ampliem a abrangência de seus resultados, além de promover o intercâmbio de informações entre as instituições que compõem a Rede.

O edital de chamada pública prevê a contratação de serviços de consultoria, calibração e ensaios de proficiência, além de possibilitar a contratação de sistema informatizado de automação e gestão de laboratório.

O fortalecimento da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos é um projeto prioritário do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o propósito de auxiliar na apuração de crimes, instrução processual e identificação de pessoas desaparecidas por meio do compartilhamento e comparação de perfis genéticos.



Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública