Comandante da Luftwaffe é demitido por apoio ao caça F-35

O Jane’s noticiou que o chefe da Luftwaffe deve em breve deixar seu posto em grande parte devido ao seu apoio a uma aquisição alemã do caça Lockheed Martin F-35 Lightning II Joint Strike Fighter (JSF).

O tenente-general Karl Müllner deixará seu cargo até o final de maio, com a notícia de sua aposentadoria apenas dois dias depois que a secretária de defesa da Alemanha, Ursula von der Leyen, foi empossada para outro mandato.

Jane’s entende que o franco apoio público do general Müllner ao JSF como sucessor da frota alemã do Tornado foi fundamental na decisão de sua aposentadoria antecipada.

“A Luftwaffe considera a capacidade do F-35 como referência para o processo de seleção do substituto do Tornado, e acho que me expressei com clareza sobre qual é o favorito da força aérea”, disse Gen Müllner ao Jane’s e outros meios de comunicação em Novembro de 2017.

O suporte ativo do comandante da Luftwaffe ao JSF se choca com o atual planejamento do Ministério da Defesa, que prefere como sucessor o Eurofighter Typhoon.