Irã lança produção do caça Kowsar derivado do F-5

O Irã lançou formalmente a produção de um derivado de produção nativa do Northrop F-5 Tiger II, conhecido como Kowsar.

A mídia iraniana noticiou que, em 3 de novembro, altos líderes militares participaram do início da produção em massa da aeronave. Pelo menos sete aeronaves foram mostradas na linha de produção da Hevapeimasazi (Iran Aircraft Manufacturing Industries Company: HESA); o avião de caça Kowsar (não confundir com o avião de treinamento a jato Kosar) foi revelado pela primeira vez em agosto.

Enquanto o Kowsar é claramente baseado no F-5E/F Tiger II fabricado nos EUA, a mídia iraniana relata que foi equipado com aviônicos de quarta geração. Na verdade, as imagens do cockpit mostram que os instrumentos analógicos e os mostradores do F-5 original foram substituídos por unidades de exibição multifuncionais modernas.

O Kowsar é o último de muitos “novos” tipos de aeronaves de combate que o Irã revelou recentemente para mostrar as crescentes capacidades domésticas aeroespaciais do país para o mundo. Todos, exceto um dos cinco novos tipos foram variantes remodeladas do Northrop F-5.

O Irã recebeu 141 caças F-5E e 28 F-5F Tiger II antes da Revolução Iraniana em 1979, e já converteu várias aeronaves em variantes domésticas, incluindo o Simorgh (Fênix), Azarakhsh (Raio), Saeghe (Relâmpago) e Saeghe 2.

FONTE: Jane’s