Mais três helicópteros MH-60M Black Hawk chegam para Força Aérea Chilena

Na sexta-feira, 12 de outubro, os últimos três helicópteros de médio porte MH-60M Black Hawk adquiridos pela Força Aérea Chilena (FACh) da empresa norte-americana Sikorsky foram desembarcados no Chile.

Os helicópteros sendo preparados para embarque na Polônia.

Os helicópteros foram transferidos da subsidiária da empresa norte-americana na Polônia, a PZL Mielec, em um avião de transporte pesado Antonov An-124 (RA-82047) da Volga-Dnepr Airlines, que chegou, por volta das 08h00, na Base Aérea de Pudahel, junto ao Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez.

Chegada dos Black Hawks no Chile.

O processo de chegada dos Black Hawks foi realizado no pátio de operações da Base Aérea de Pudahuel, na IIª Brigada Aérea, responsável por uma equipe especializada. Nesta entrega vieram os helicópteros 70-4016 (SP-YVG), 70-4017 (SP-YVH) e 70-4020 (SP-YVB).

Deve-se notar que os helicópteros recentemente entregues se juntarão à frota de outros três helicópteros do mesmo tipo que chegou no dia 23 de julho no Chile, o que adiciona um total de sete helicópteros S-70 Black Hawk ao inventário institucional, um S-70A (UH-60L) e seis S-70i (MH-60M).

Depois disso, mais serão entregues porque foi adotada uma opção para mais dois MH-60M em dezembro de 2016.

Os Black Hawks operarão na zona central do país e, se necessário, serão transportados em aeronaves de transporte Lockheed Martin C-130 Hercules para áreas extremas ou insulares. Não se descarta que este tipo de helicóptero seja o modelo selecionado para uma eventual substituição dos Bell UH-1H Iroquois que já estão chegando ao fim de sua vida útil na Força Aérea Chilena.

FONTE: Cavok