‘Surpresa mortífera’: mídia alemã escreve sobre lendário tanque soviético T-34

O tanque T-34 se tornou uma verdadeira "surpresa mortífera" para o exército da Wehrmacht, quando a Alemanha nazista atacou a União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial, revelou a revista alemã Stern.

Segundo a edição, no início da Segunda Guerra Mundial, o tanque soviético T-34 superava todos os tanques alemães. Em comparação com o T-34, os tanques da Wehrmacht, Pz.I, II, III, “eram apenas brinquedos”, enquanto o tanque soviético tinha um canhão potente, alta mobilidade e uma blindagem que os tanques alemães não conseguiam penetrar.

Para o Stern, um dos segredos do sucesso do T-34 era o seu design simples, mas genial, que permitia realizar a produção em série.

Embora a Alemanha tivesse tentado desenvolver novos tanques para confrontar os T-34, ela não conseguiu criar nenhum tanque capaz de concorrer com o soviético T-34 no que se refere à mobilidade e poder de fogo.

O tanque soviético tinha também um motor a diesel V-2 inovador. Segundo a edição, os motores dos modernos tanques russos, por exemplo, o do tanque T-90, baseiam-se no V-2 do T-34.

O T-34 é um lendário tanque soviético cuja produção em série foi lançada em 1940. Muitos especialistas consideram o T-34 um dos melhores tanques da Segunda Guerra Mundial.

FONTE: Sputnik