Gripens e Rafales no Exercício “Bernadotte”

A base aérea 118 em Mont-de-Marsan, França, foi o palco no início de setembro para o exercício conjunto entre a Força Aérea francesa e a Força Aérea sueca.

O exercício com duração de duas semanas, chamado “Bernadotte“, permitiu aos pilotos de caças franceses e suecos treinarem juntos. Três Rafales franceses e oito caças suecos Gripen realizaram missões conjuntas para testar sua interoperabilidade.

Quando treinamos com nações estrangeiras, o objetivo é sempre o mesmo, ser interoperável“, disse Guillame, comandante do Esquadrão Lorraine 3/30 e organizador do exercício. Replicamos ameaças gerais por meio de cenários que permitem que nossas forças colaborem. Durante a primeira semana, os pilotos treinaram em missões de defesa de zonas, enquanto a segunda semana concentrou-se em manobras para entrar em território inimigo. Essas missões conjuntas permitem que aviadores franceses enfrentem condições incomuns. eles podem encontrar durante operações futuras.

A última missão principal reuniu vinte aviões, com grupos de doze a oito, misturando Rafales e Gripens, acrescentou Guillame. Poderíamos contar com reforços vindos das bases Luxeuil e Cazaux para operar em uma vasta área sobre o Atlântico“. Este foi o primeiro exercício conjunto com pilotos suecos: “Examinamos uma ampla variedade de missões, os suecos também pediram para treinarem reabastecimento aéreo.”

O Comandante do destacamento sueco na França também ficou muito satisfeito com o treinamento que eles tiveram com seus colegas franceses.

O objetivo para nós era compartilhar e melhorar nossas habilidades na luta contra um inimigo comum. Tivemos a oportunidade de trocar conhecimento tático por uma melhor cooperação”.

Oito jatos Gripen e onze pilotos suecos da base aérea de Linköping participaram do exercício. “Temos excelentes relações com os pilotos franceses; mostraram grande hospitalidade, estou pronto para voltar aqui e espero que os franceses venham à Suécia para realizar o mesmo tipo de exercício“.

FONTE: Before Flight