Helicóptero Ka-52 Alligator terá armas de maior alcance

Um trabalho está em andamento para aumentar a gama de armas instaladas nos helicópteros russos Ka-52 Alligator, informou o serviço de imprensa da holding Russian Helicopters.

“O helicóptero Ka-52, assim como todos os produtos da holding, tem muito espaço para modernizações e melhorias. Há planos para aumentar o alcance de suas armas e para unificá-las com outros tipos de helicópteros de ataque de fabricação russa”, disse a empresa, sem elaborar os sistemas de mísseis a que se referia.

Além disso, a pesquisa está em andamento para equipar o Ka-52 com “o mais novo equipamento rádio-eletrônico e o mais avançado complexo de defesa embarcado”, disse a Russian Helicopters.

O modelo atual do Ka-52 é capaz de usar mísseis antitanque Vikhr-1 com um alcance máximo de dez quilômetros. Como disse o vice-chefe do Estado Maior da Rússia, o tenente-general Igor Makushev, no verão de 2017, o Mi-28N e o Ka-52 da Rússia usaram com sucesso o Vikhr durante a operação antiterrorista na Síria.

De acordo com fontes abertas, o Ka-52, junto com o Mi-28N, Mi-35 e Mi-8AMTSh, será equipado no futuro com um novo complexo de mísseis universais Germes-A, com alcance de até 20 quilômetros. Foi declarado que o Germes-A começaria a ser produzido em lote em 2011-2012.

Fonte: TASS