Pentágono aprova venda de mísseis interceptores para Japão

A Agência de Cooperação para a Defesa e Segurança dos EUA anunciou que o Pentágono aprovou a venda de mísseis interceptores para o Japão no intuito de reforçar a defesa antiaérea do país asiático. O valor do contrato corresponde a US$ 133,3 milhões (R$ 433 milhões).

Trata-se do fornecimento de mísseis Standard Missile-3 (SM-3) Block IIA e lançadores compatíveis Mk-29. Além disso, os norte-americanos devem assegurar o suporte na manutenção técnica e logística.

“A venda vai contribuir para a segurança nacional dos EUA e promover sua política externa através do reforço da segurança de um aliado tão importante para estabilidade política e progresso econômico no Círculo do Pacífico. Além do mais, esta venda proporcionará ao Japão defesa antiaérea mais potente para proteger suas tropas, bem como as norte-americanas instaladas na região”, lê-se no comunicado da agência.

Vale destacar que a aprovação do Pentágono não significa que o acordo tenha sido fechado.

Os EUA instalam seus sistemas de defesa antiaérea e vêm fornecendo-os ao Japão e à Coreia do Sul, justificando suas ações através da ameaça nuclear de Pyongyang. Estas medidas militares causam preocupação da Rússia e da China, que qualificam as ações dos EUA como tentativa de acabar com o equilíbrio estratégico de poderes na região, bem como em todo o mundo.

FONTE: Sputnik