Mais nove aeronaves E-2D Advanced Hawkeye para o Japão

O Departamento de Estado dos EUA informou no dia 10 de setembro que está pronto para aprovar a venda adicional de até nove aviões militares de alerta aéreo antecipado e controle (AEW&C) E-2D para o Japão, em uma venda avaliada em mais de US$ 3 bilhões.

A aeronave E-2D Advanced Hawkeye, fabricada pela Northrop Grumman, está equipada com poderosos radares que podem detectar outros aviões e navios a longa distância.

Com um valor estimado de US $ 3,1 bilhões, o acordo também incluiria tecnologia associada e 28 motores T56-A-427A, sendo 10 de reserva.

O Japão usará as aeronaves E-2D Advanced Hawkeyes para oferecer uma consciência situacional AEW&C da atividade aérea e naval na região do Pacífico e aumentar sua frota E-2C Hawkeye AEW&C existente.

Um E-2D Advanced Hawkeye do (VAW) 125 chega na Estação Aérea de Iwakuni, no Japão. (Foto: Lance Cpl. Gabriela Garcia-Herrera / U.S. Navy)

O Congresso tem 30 dias para levantar objeções à venda, embora isso seja improvável, já que o Japão é um aliado próximo dos EUA.

O Departamento de Estado disse: “É vital que os interesses nacionais dos EUA ajudem o Japão a desenvolver e manter uma capacidade forte e efetiva de autodefesa”.

O empreiteiro principal será a Northrop Grumman Corporation Aerospace Systems em Melbourne, Flórida.

FONTE: Cavok