MD Helicopters entrega os cinco primeiros MD 530F Cayuse Warrior para Força Aérea Afegã

A MD Helicopters anunciou hoje a entrega dos cinco primeiros helicópteros melhorados MD 530F Cayuse Warrior à Força Aérea Afegã em Kandahar, Afeganistão.

Encomendados através de um contrato de 5 anos avaliado em US$ 1,4 bilhão, esses helicópteros são os primeiros de 30 novos helicópteros MD 530F Cayuse Warrior que se unirão à Unidade de Aviação da Força Aérea Afegã este ano. Entregue em menos de 10 meses a partir da assinatura do contrato em setembro de 2017, as cinco primeiras aeronaves chegaram a Kandahar no dia 8 de agosto de 2018 e foram preparadas para o serviço ativo em menos de 10 dias.

O contrato de quantidade e prazo indefinido assegura que uma quantidade estimada de 150 helicópteros de ataque MD 530F e/ou MD 530G, MD 530F esteja disponível para as Forças de Aviação Militar dos EUA e das Nações Parceiras.

“É uma honra entregar esses primeiros cinco dos 30 novos helicópteros Cayuse Warrior à Força Aérea Afegã em apoio aos seus esforços vigilantes para proteger seu país e seus cidadãos na luta global contra o terror”, disse Lynn Tilton, diretora executiva sobre Força Aérea Afegã junto à MD Helicopters, Inc. “Como um orgulhoso fabricante americano, nosso respeito pelo combatente e nosso compromisso em fornecer soluções de helicópteros de ataque eficazes e eficientes é inigualável”.

Essas aeronaves são as primeiras de uma nova geração de MD 530F Cayuse Warriors com o cockpit no conceito glass recém-certificado da MDHI que inclui:

  • Instrumentos eletrônicos de motor da Howell Instruments e sistema de alerta de tripulação (EICAS)
  • Instrumentos Eletrônicos de Voo (EFIS) Garmin G500 [H] TXI com Tela de Toque GDU 700P PFD / MFD
  • Garmin GTN 650 Touchscreen NAV / COM / GPS
  • Instrumento Eletrônica Standby L-3 ESI 500

Os aprimoramentos de Equipamentos de Missão para o MD 530F Cayuse Warrior também consistem em um sistema de combustível resistente a balas, incluindo o tanque de combustível principal e um tanque de combustível auxiliar de 38 litros.

“O MD 530F Cayuse Warrior desempenhou um papel fundamental na criação de uma força aérea eficaz, eficiente e sustentável no Afeganistão”, conclui Tilton. “Ele tem um desempenho comprovado em apoio a treinamento e operações de combate desde que se juntou à frota afegã e evoluiu para se tornar o padrão para soluções de helicópteros de ataque leve e de escolta em todo o mundo”.

As entregas remanescentes da aeronave nesta primeira Ordem de Entrega do Contrato estão prontas para serem concluídas bem antes da data do contrato de setembro de 2019.

FONTE: Cavok