Acidente com jato T-38C Talon II da USAF

Um jato de treinamento Northrop T-38C Talon II da Força Aérea dos Estados Unidos caiu hoje, por volta das 10h13 (hora local), logo após decolar da Base Aérea de Sheppard, em Wichita Falls, Texas. Ambos os pilotos ejetaram em segurança, um deles da Força Aérea Alemã.

Os dois pilotos do T-38 conseguiram ejetar e foram levados para exames em centros médicos locais. Um piloto, o primeiro-tenente da Força Aérea dos EUA, Charles Walet, foi levado ao Centro Médico Regional da ONU em Wichita Falls e foi declarado com estado de saúde estável, de acordo com uma atualização da base publicada nas mídias sociais na tarde de terça-feira. O outro, o major da Força Aérea Alemã, Christian Hartmann, foi levado à clínica Sheppard e tratado com ferimentos leves.

A Base Aérea de Sheppard disse que as equipes de emergência imediatamente responderam ao local do acidente para fornecer suporte médico aos pilotos e apagaram um pequeno incêndio dentro e ao redor do T-38. Uma equipe de descarte de explosivos do vizinho Fort Sill também respondeu para garantir que todo o material explosivo dos assentos ejetáveis ??estivesse em segurança. O local do acidente foi declarado seguro por volta das 12h45 da tarde, hora local.

O jato T-38C pertencia a 80ª Ala de Treinamento de Voo, e uma investigação sobre sua causa foi iniciada pelos militares da USAF.

Além de treinar pilotos dos EUA, a 80ª Ala de Treinamento realiza os cursos de pilotos de caça de catorze nações aliadas da OTAN como parte do Treinamento Conjunto de Pilotos de Jato Euro-OTAN (ENJJPT). Este programa treina metade dos pilotos de caça da Força Aérea dos EUA e conduz todo o treinamento de pilotos de caça para aliados da OTAN, como Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Holanda e Noruega, de acordo com o site da 80ª Ala.

A USAF deve decidir nas próximas semanas o jato de treinamento escolhido para substituir os T-38C Talon no treinamento de pilotos de jato nos EUA.

FONTE: Cavok