EUA perdem contato com satélite secreto

Os EUA perderam o contato com o satélite secreto Zuma, lançado na segunda-feira (8), noticiou nesta terça-feira (9) o jornal Wall Street Journal, citando dois funcionários de alto escalão.

De acordo com a mídia, o aparelho, construído pela empresa Northrop Grumman, não conseguiu se separar do segundo estágio do foguete Falcon 9. Aparentemente, o satélite se quebrou e caiu no mar.

Os EUA abriram uma investigação, embora por enquanto não haja quaisquer sinais de sabotagem ou interferência do exterior.

“Não comentamos  as missões deste tipo. Porém, no momento, os dados indicam que o Falcon 9 não conseguiu cumprir sua missão formalmente”, afirmou o representante da SpaceX, James Gleeson.

Em 8 de janeiro,  um foguete Falcon 9, transportando um satélite secreto do governo dos EUA, foi lançado de Cabo Canaveral. O lançamento deveria ter ocorrido ainda em novembro de 2017, mas foi adiado devido a vários fatores.Para a SpaceX este foi o segundo lançamento de um satélite destinado ao governo ou para fins de vigilância: em maio do ano passado o Falcon 9 já havia lançado um aparelho para os serviços secretos do país.

FONTE: Sputnik