China testa aeronave hipersônica ‘waverider’ com sucesso

Veículo hipersônico é tão veloz que pode escapar de sistemas antimíssil

A China testou com sucesso sua aeronave hipersônica Starry Sky-2 ou Xingkong-2, que é capaz de transportar ogivas nucleares e escapar de sistemas de defesa antimíssil a uma velocidade surpreendente de cinco vezes a velocidade do som (Mach 5).

Uma equipe de cientistas conduziu o teste de voo bem-sucedido da aeronave hipersônica Starry SKy-2 em um local secreto na China na semana passada.

O especialista militar chinês, Song Zhongping, disse ao The Global Times que o teste foi um “avanço” e acrescentou que o “waverider” pode transportar ogivas convencionais e nucleares.

Zhongping disse: “O teste mostrou que a China está avançando ombro a ombro com os EUA e a Rússia”.

Esta é a primeira vez que a China divulgou publicamente o desenvolvimento de sua aeronave.

Os EUA e a Rússia têm pesquisado e testado “waveriders” desde 2010.

Acredita-se que a Rússia esteja desenvolvendo uma arma hipersônica chamada Zircon, que eles afirmam poder vencer os interceptadores de mísseis da OTAN.

A arma, chamada Xingkong-2 ou Starry Sky-2, poderá viajar a velocidades de 7.000 km/h e até mesmo mudar de direção durante o voo para impossibilitar a interceptação.

Especialistas acreditam que o teste mostra que a China está agora no mesmo estágio da Rússia e dos Estados Unidos na corrida para fazer armas hipersônicas.

A Academia de Aerodinâmica Aeroespacial da China (CAAA) disse em um comunicado que o último voo de teste foi um “grande sucesso”.

O comunicado da CAAA disse: “O teste estabeleceu uma base tecnológica sólida para aplicações de engenharia do design waverider.”

A aeronave será capaz de disparar mísseis, que poderão viajar nas mesmas velocidades e serão capazes de derrotar os sistemas convencionais de defesa antimíssil.

Os cientistas descreveram o voo de teste como um “enorme sucesso”, a aeronave conseguiu manter a velocidade mais de cinco vezes e meia a velocidade do som por 400 segundos a uma altitude de 30.000 metros.

Aeronaves hipersônicas são veículos que podem ser usados ​​para entregar ogivas contra alvos em todo o mundo.

O analista militar de Pequim, Zhou Chenming, disse que a versão armada do Starry Sky-2 poderia estar pronta para ser empregada pelo Exército de Libertação Popular (PLA) dentro de alguns anos.

Ele disse: “Acho que ainda faltam três a cinco anos para que essa tecnologia possa ser militarizada.

“Além de ser usado como míssil, também pode ter outras aplicações militares, que ainda estão sendo exploradas.”

FONTE: www.express.co.uk / South China Morning Post