Caça Eurofighter Typhoon espanhol acidentalmente dispara míssil AMRAAM sobre a Estônia

Um caça Eurofighter Typhoon da Força Aérea Espanhola acidentalmente disparou um míssil ar-ar AIM-120 AMRAAM sobre a Estônia. A trajetória de voo, a localização e o status do míssil estão atualmente sob investigação.

O míssil foi disparado às 15h44 (hora local) na área de Pangodi, no condado de Tartu. O míssil tipo AMRAAM tem um alcance de 100 km, 3,7 m de comprimento, 18 cm de diâmetro e carrega uma ogiva viva.

Embora o míssil tenha um sistema interno de autodestruição, não se pode descartar a possibilidade que ele não explodiu. As autoridades restringiram o acesso à área. Uma operação de busca pelo míssil começou na noite de terça-feira.

As Forças de Defesa Estonianas (EDF) estão perguntando a qualquer um que perceba algo que se pareça com um míssil no solo para se afastar dele e imediatamente informar à força aérea. A EDF também está pedindo às pessoas que não procurem o míssil por conta própria.

Em maio, a Espanha desdobrou seis caças Eurofighter Typhoon para a Base Aérea de Šiaulia, na Lituânia, parte da missão de policiamento aéreo do Báltico da OTAN. A aeronave envolvida no incidente pousou com segurança em Šiaulia.

FONTE: ERR – Edição: Cavok