Harrier da Marinha Italiana opera a bordo do USS Iwo Jima

Em 18 de julho de 2018, um Harrier AV-8B + da Marina Militare (Aviação Naval Italiana) pousou a bordo do navio de assalto anfíbio Wasp-classe USS Iwo Jima (LHD-7).

Parece estranho, mas a Itália e os EUA têm um acordo sobre como a Marina Militare trará seus Harriers para uma manutenção profunda nos EUA. Parece tão fácil quanto é. O Harrier italiano pousa em um navio norte-americano no Mediterrâneo (geralmente um anfíbio) quando o navio retorna ao continente americano. Na chegada aos EUA, o piloto italiano transporta seu Harrier para o departamento de manutenção no Fleet Readiness Center East no MCAS Cherry Point (NC).

Após a manutenção ser realizada, o piloto voltará para os EUA, pousará novamente em um navio Naval e, quando estiver ao alcance da Itália, o levará de volta para casa, até a base Grottaglie / Taranto, Marcello Arlotta. A frota Harrier italiana pertence ao Gruppo Supporto Aerei Imbarcati, GRUPAER, apelidado de Wolves.

Aterragem e decolagens a bordo de um navio americano são muito semelhantes ao desembarque a bordo de um navio italiano, o que torna o processo relativamente fácil.

FONTE: Cavok